EM PIRACICABA (SP) 25 DE MARÇO DE 2014

Bailarina piracicabana Monike Cristina receberá homenagem

Câmara aprova moção de aplausos à bailarina que integrou a Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.




Toque na imagem para aumentar

Vereador José Antonio Fernandes Paiva

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (24), moção de aplausos 59/2014 de autoria do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT), em homenagem a bailarina piracicabana Monike Cristina de Souza, que fez parte da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Seu interesse pelo balé clássico começou aos seis anos, após assistir junto com sua mãe, um espetáculo de dança. Ao longo de sua carreira, fez parte de diversos grupos, como Criação Ballet, Portal Ballet; Clube Coronel Barbosa, Academia 2001; Clube de Campo de Piracicaba; Malosá Studio de Dança, em São Paulo; Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba); EDAP (Espaço de Danças e Artes Paulista) e da Cesda (Célia Serrano Dança e Arte).

Dos 15 aos 17 anos, já participava de espetáculos e audições em São Paulo e em outras partes do Mundo. “A Cedan, mantida pela Secretaria Municipal de Ação Cultural foi fundamental para minha vida profissional, pois foi onde amadureci, sob a direção da mestra Camila Pupa” afirma Monike.

A bailarina foi bolsista do curso no Encontro Nacional de Dança (Enda), em concurso promovido pela presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança no Estado de São Paulo, Maria Pia Finocchio, onde ficou em primeiro lugar.

No maior curso de verão de dança clássica da América Latina, o Cuballet 2012, a bailarina conquistou o posto de destaque em apresentação ocorrida no Memorial da América Latina, em São Paulo, na montagem de “O Lago dos Cisnes” - balé romântico do compositor russo Tchaikovsky -, sob a direção da bailarina cubana Laura Alonso, filha da mitológica bailarina e coreógrafa Alicia Alonso.

Em uma companhia de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Monike, por meio de concurso, se tornou integrante do Corpo de Baile do Teatro Trianon. Reconhecida pela sua habilidade, a bailarina foi convidada a participar da Companhia Jovem da Escola Bolshoi no Brasil.

A trajetória da bailarina Monike Cristina no Bolshoi compreendeu o período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014, quando integrou a Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC).

Após ver uma de suas apresentações recebeu o convite do diretor Russo, Ruslan Nurtdinov, para ser a protagonista de uma montagem do espetáculo Cisne Negro na Rússia. Com sua desenvoltura, Monike representa a cidade de Piracicaba em diversos espetáculos pelo mundo. A bailarina já participou das turnês dos Estados Unidos, Alemanha, Paraguai, Suíça e Rússia.

 

Legislativo José Paiva

Texto:  Luiza Mendo
Supervisão:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154

Notícias relacionadas