
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Silvia Morales falou sobre crise climática, cultura e diálogo inter-religioso no programa Primeiro Tempo, exibido antes da 21ª reunião ordinária
A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, foi entrevistada no programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara.
Durante a entrevista, Silvia Morales abordou temas relacionados à criação de frentes e fóruns ligados à crise climática, cultura e diálogo inter-religioso no município. Um dos principais assuntos tratados foi o lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática, instituída pelo Decreto Legislativo 35/2024. A parlamentar explicou que a Frente Parlamentar visa articular ações entre o Legislativo, o Executivo, a sociedade civil e instituições de ensino, com foco em soluções locais para os efeitos das mudanças climáticas.
“A criação da frente foi motivada pelos impactos que já estamos vivenciando, como estiagens, ilhas de calor e enchentes. Precisamos discutir essas questões com urgência e de forma conjunta, para pensar em alternativas locais que nos preparem para esse cenário”, afirmou a vereadora. Ela destacou ainda a importância da articulação com outras frentes parlamentares e centros acadêmicos, como a Esalq, que está em fase de implantação de um centro de carbono.
A vereadora também mencionou a necessidade de medidas para mitigar o aquecimento em áreas urbanas. “Em regiões com muito asfalto e pouca arborização, as temperaturas são mais elevadas. Precisamos de mais áreas verdes, proteger os córregos e planejar espaços públicos que contribuam para o conforto térmico da população.”
Na segunda parte da entrevista, a vereadora falou sobre o Fórum Plurianual em Defesa da Cultura de Piracicaba, criado pelo Decreto Legislativo nº 69/2024. O espaço tem como objetivo reunir representantes da classe artística, do Executivo e da sociedade civil para debater políticas públicas culturais até 2028. Silvia explicou que a proposta surgiu ainda no mandato anterior e agora se concretiza como espaço permanente.
“Temos muitos artistas na cidade e precisamos ouvi-los. O fórum permite reunir todos os envolvidos — artistas, poder público e produtores culturais — para pensar políticas de forma participativa. Já entregamos ao secretário de Cultura um projeto para restaurar a composição original do Concult com representantes eleitos da sociedade civil”, disse.
A vereadora também defendeu a realização de eleições diretas para a escolha dos conselheiros por segmentos artísticos. “É essencial que os representantes estejam engajados com as demandas dos seus setores e participem ativamente dos conselhos.”
Ainda sobre o tema da cultura, Silvia relatou dificuldades relatadas por artistas no acesso a espaços públicos para ensaios e apresentações. Segundo ela, o fórum busca soluções por meio de diálogo com a Secretaria de Cultura e da proposta de chamamentos públicos para uso de espaços ociosos na cidade.
Por fim, a parlamentar comentou sobre sua atuação como coordenadora do Fórum Inter-religioso da Câmara Municipal, ela relatou que a iniciativa partiu de demandas da sociedade civil e busca promover a cultura da paz e o diálogo entre diferentes crenças e tradições religiosas.
“O fórum nasceu da necessidade de reunir representantes de várias religiões em um espaço comum de debate. Vivemos tempos de intolerância e precisamos construir pontes. Vamos iniciar com um encontro no dia 27 de maio e, a partir dele, definir coletivamente as pautas prioritárias para os próximos anos.”
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba