
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
PR 7/2024 foi apresentado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e foi aprovado durante reunião extraordinária nesta quinta-feira (27)
Projeto de resolução 7/2024 é da Comissão de Legislação, Justiça e Redação
Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557Durante as reuniões extraordinárias da tarde desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou o projeto de resolução 7/2024, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR). Este projeto visa atualizar e aprimorar o Regimento Interno da Câmara, especificamente no que diz respeito à tramitação de moções, alterando a Resolução 16/1993.
O projeto traz diversas modificações. O parágrafo 11 do artigo 173 foi alterado para estabelecer que moções devem ser acompanhadas da documentação pertinente no prazo máximo de sete dias após o protocolo; caso contrário, serão consideradas inaptas pela CLJR. Além disso, foi adicionado o inciso V ao artigo 173, permitindo a tramitação de requerimentos e moções aprovadas anteriormente pela Câmara.
O parágrafo 9º do artigo 173-A foi modificado para restringir moções de aplausos a atos heroicos ou de bravura a uma única vez, exigindo publicação que comprove o feito. Novos parágrafos, 12 e 13, foram incluídos, estipulando que moções de aplausos devem demonstrar a realização de um feito singular e que não serão admitidas para o mero cumprimento de deveres profissionais.
O artigo 173-C foi revisado para especificar que moções destinadas ao Legislativo, Executivo e Judiciário só serão encaminhadas ao respectivo chefe de poder. Foram criados os artigos 173-D e 173-E, estipulando que apenas uma moção pode ser protocolada por fato ou feito e que não serão admitidas emendas a moções, permitindo a apresentação de um único substitutivo em até sete dias após o protocolo. Adicionalmente, o parágrafo 3º do artigo 173-C foi revogado, ajustando o regimento às novas disposições.
De acordo com a justificativa da CLJR, as alterações visam proporcionar uma tramitação mais ágil e segura das moções, evitando a repetição de homenagens e garantindo a lisura das proposituras ao exigir comprovações de fontes seguras. Além disso, a regulamentação das moções de aplausos visa valorizar atos heroicos e relevantes serviços prestados à sociedade.
A possibilidade de regularização de moções que sejam protocoladas sem a documentação necessária foi incluída, facultando ao proponente a sua adequação no prazo de sete dias, desde que não prejudique outra propositura que, nesse mesmo período, seja protocolada sem quaisquer irregularidades. Também foi garantida, expressamente, a possibilidade de serem concedidas moções pela prestação de relevantes serviços, previsão que não constava anteriormente no Regimento Interno.
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
Vereador solicita a deputado investimentos para escola no São Jorge
Vereador questiona discurso sobre suposta tentativa de golpe de Estado
Vereador apresenta indicações para melhorias no bairro Ondas
Requerimento cobra asfaltamento da estrada Ondinhas
Câmara volta a analisar projeto sobre instalação de armário para aluno
Vereador aponta falta de condições adequadas no curral municipal
Vereadora destaca denúncia contra tentativa de golpe de Estado no País
Manutenção de estradas e abrigo de animais são abordados na Tribuna
Data para audiência sobre atendimento a alunos com TEA é alterada
Requerimento cobra convocação de merendeiras aprovadas em concurso
Vereador questiona problemas estruturais em duas escolas municipais
Requerimento solicita informações sobre a Secretaria de Educação
Vereadora destaca realização de Fórum Inter-religioso Estadual
Vereadora apresenta demandas à secretaria de Educação