República Gato Preto recebe moção de aplausos pelos seus 60 anos
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
Conforme iniciativa do vereador Paulo Camolesi, a solenidade contemplou três profissionais, incluindo uma integrante da rede municipal, com mais de 25 anos de atuação
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba, por intermédio do vereador Paulo Camolesi (PSB), no decreto legislativo 25/2004, e o requerimento 955/2024 assegurou nesta quarta-feira (30) a realização de reunião solene que marca o Dia do Cirurgião Dentista, celebrado em 25 de outubro, onde foram contemplados neste ano três profissionais: Fernanda Miori Pascon, Hélio José Benatti Jr., e Osvaldo Scopin Andrade. Além da servidora Cátia Elvira Ortiz Scarpari, que há mais de 25 anos atua na rede pública municipal.
A reunião solene aconteceu às 19h30, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pôde ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br
Solenidade
Na formação da mesa diretiva dos trabalhos, o autor e presidente da solenidade, Paulo Camolesi; o representante do comandante Nunes, da Guarda Civil Municipal, GC Gonzales; a diretora associada da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP/Unicamp, Karina Gonzales Silvério Ruiz; o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, César Roberto Schmidt; a presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Piracicaba, Marisi Aidar; o representante da Associação Paulista de Medicina - Regional Piracicaba, José Luiz Coelho Sinhoreti; o diretor presidente da Uniodonto Piracicaba, representando a Acipi, Cláudio Roberto Zambello; a vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas de Piracicaba), Luciene Valério Fogaça Aguiar e, também a coordenadora de Saúde Bucal, da secretaria municipal de Saúde de Piracicaba, Fernanda Maria Rovai Pado. Na abertura dos trabalhos foi realizado leitura bíblica, por Cesar Roberto, que evocou o livro dos Salmos, capítulo 9, versículos 1 e 2, onde a mensagem divina nos exorta a louvar ao Senhor com todo o coração.
A coordenadora de saúde bucal, Fernanda Rovai Pado abriu o ciclo de saudações falando da alegria de participar do evento e, transmitiu homenagens aos presentes e agradeceu ao vereador Paulo Camolesi por ter proporcionado a reunião solene. A vice-presidente da CDL, Luciene Valério, falou em representação ao presidente da entidade, Reinaldo Pousa, destacando a importância dos profissionais de Odontologia pelo bem estar e saúde da população.
O diretor da Uniodonto, Cláudio Zambello, em fala informal, disse que falaria do que estava no seu coração, em agradecimento à presença de todos, principalmente os colegas de profissão, além de enaltecer aqueles que ministram aulas na Universidade. "Vocês são muito importantes, a vida nossa na universidade é transformadora, continuem firmes", disse Zambello, que fez questão de mencionar o legado de cada contemplado da noite.
A presidenta da Associação Paulista de Odontologia, da região de Piracicaba, Marisi Aidar, também enfatizou a relevância da solenidade, com o papel da odontologia, onde o Brasil se sobressai no cenário mundial, se colocando em décimo lugar, com ênfase à Usp, Unesp e Unicamp. "Temos uma odontologia de excelência, com formação desde a base, onde os governos estão sempre num olhar atento. Este dia ficará guardado na memória e no coração", concluiu.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, César Roberto Schmidt ressaltou a importante da data, lembrando que o dentista não cuida apenas do dente, vai muito além da clínica, na promoção da saúde e do bem estar. "É gratificante ver o sorriso no rosto de um paciente", disse, além de abordar sobre a necessidade de aperfeiçoamento e o olhar pela ética no trabalho, objetivando sempre o melhor ao paciente. Também destacou a prevenção, onde o olhar pela saúde bucal deve começar bem cedo. "Que possamos inspirar confiança e garantir um sorriso saudável a todos."
A diretora associada da FOP-Unicamp, Karina Gonzales agradeceu a iniciativa de Camolesi pela homenagem e ressaltou a importância da unidade pelo nível elevado dos profissionais e avanço científico, na garantia de uma odontologia de qualidade à população.
O presidente da solenidade, Paulo Camolesi saudou a formação da mesa de honra, além de considerar os contemplados da noite. O parlamentar tentou passar uma mensagem de reconhecimento, num pequeno tópico de cada homenageado, com destaque à dedicação de cada profissional, em fonte de conhecimento, vocacionados, na formação do cidadão. Além de acentuar o atendimento à população. Também citou a profissional Cátia Elvira Ortiz Scarpari - numa quebra de protocolo - para contemplar alguém que atua na rede pública municipal.
Camolesi falou dos seus 72 anos de vida, lembrando de passado "disgramado", numa época em que o buticão era a palavra de ordem para extrair os dentes, sendo que isso trouxe grande dificuldade para a vida, principalmente no mastigar, quando se desgastava a gengiva. O parlamentar também ressaltou a condição dos contemplados da noite terem sidos indicados. E, ainda falou dos seus cinco ou seis implantes dentários, onde pelo menos umas duas vezes colocou ponte, que com o tempo penalizava as pessoas. "Esta tecnologia e investimento, é dom de Deus, de aperfeiçoar e melhorar a vida das pessoas, só temos a agradecer. É um convite de Deus. Doutores são vocês, que aprenderam, abraçaram o convite de Deus para melhorar a vida das pessoas", concluiu o parlamentar.
Fala homenageados
Osvaldo Scopin de Andrade ocupou a tribuna de honra para falar em nome de todos os homenageados. Enalteceu todos os contemplados em duas reflexões, sobre o cirurgião dentista frente à garantia das pessoas a terem acesso à saúde, onde o cidadão ao longo da vida vai mais no dentista do que no médico. Osvaldo disse que a doença mais incidente é a cárie dentária, sendo que uma das doenças que mais mata idosos no hospital é a pneumonia, onde a pessoa não consegue respirar.
Osvaldo comentou sobre sua avó, que morava no sítio e, aos 16 anos perdeu todos os dentes e, aos 18 anos já usava dentadura em cima e em baixo. "A odontologia é uma profissão nobre, que deve ser valorizada", disse o profissional, que também abordou sobre o avanço da tecnologia, onde a saúde bucal tem que chegar a todos, com qualidade e informação, onde se precisa combater notícias falsas com informações de qualidade.
Scopin também enalteceu o papel das organizações e dos sindicatos, que só irão avançar com o trabalho em conjunto. O segundo ponto de reflexão que Osvaldo fez questão de registrar foi com relação ao uso da água, em hábitos comuns a todos os seres humanos, quando já pela manhã recorremos ao banheiro para nossas necessidades fisiológicas e, ao apertarmos a descarga utilizamos pelo menos 16 litros de água tratada. "Sem água limpa não teremos vida", disse Osvaldo, que também mencionou sobre o verdadeiro crime ambiental, em recente mortandade de peixe no rio Piracicaba, que afeta toda uma geração.
Também citou o exemplo de Chicago, nos Estados Unidos, onde se verificou redução de mortalidade na ordem de 70% devido ao tratamento da água. "Que a nova Câmara e o prefeito se preocupem com a água. Se não cobrarmos não haverá futuro. Ensine as pessoas para cuidar da água, cobrem dos governantes. Foi uma honra imensa poder falar nesta solenidade, que Deus abençoe a todos e o rio Piracicaba", finalizou.
Homenageados
Fernanda Miori Pascon, graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campinas, com ênfase em Odontopediatria. Atualmente é professora da FOP Unicamp, no departamento de Odontologia Infantil, e atua nos programas de Pós graduação em Odontologia e Materiais Dentários.
Hélio José Benatti Jr., formado pela Universidade de Uberlândia, em Minas Gerais, possui especialização em Endodontia, pela FOP Unicamp e atua em seu consultório particular, participou de vários cursos e, atualização, foi diretor do Sindicato dos Odontologistas e associado da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e também é conveniado da Uniodonto Piracicaba. A esposa de Hélio, Arlete, também acompanhou a entrega da homenagem.
O terceiro contemplado da noite foi Osvaldo Scopin Andrade, fez Odontologia pela FOP Unicamp, pós-graduado em Prótese Dental pela New York University e, mestre e doutor em Clínica Odontológica e fundador de uma clínica especializada em Odontologia Restauradora e Estética em Implantodontia em Piracicaba, além de ser autor de diversos artigos e títulos de livros em várias línguas e, também publicou um livro na área odontológica, bem como ministrou cursos e palestras em congressos internacionais, em 26 países. A esposa, Adriana Dedini Visiardi acompanhou a entrega da homenagem.
Notícias relacionadas
Requerimento pede relação de eventos no Engenho Central
Vereadora reforça compromisso ambiental e agradece apoio nas eleições
Solenidade do Dia Municipal da Favela acontece nesta terça-feira
Reunião debate organização da Conferência Municipal de Meio Ambiente
Criador da banda Opus recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão
Em primeiro no Ideb, Escola Honorato Faustino recebe moção de aplausos
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Vereador questiona sobre disponibilidade de remédio contra Alzheimer
Projeto de lei prevê internet wi-fi gratuita na praça José Bonifácio
Violência contra a mulher: 16 Dias de Ativismo terá solene em novembro
Pedido de construção de viadutos na SP-304 motiva abaixo-assinado
Rede de Proteção à Mulher foca em campanha para combate à violência