
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Receberam pareceres contrários da comissão os projetos que dispõem sobre a instituição de espaço turístico e o fornecimento de soros, por apresentarem vício de iniciativa
CLJR avaliou 16 proposituras na reunião desta quinta-feira (27)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Na reunião desta quinta-feira (27), a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) analisou três proposituras que tramitam na Câmara Municipal de Piracicaba com temas relacionados à proteção da criança e do adolescente. As matérias receberam pareceres favoráveis e seguem em tramitação pelas demais comissões da Casa até chegarem ao Plenário para votação.
O projeto de lei nº 30/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), dispõe sobre a proibição de contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infanto-juvenil cujo repertório envolva expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. Já o PL 31/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, institui a Semana de Segurança e Proteção da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital no Calendário Oficial de Eventos do Município. E o PL 32/2025, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes informando o contato dos Conselhos Tutelares nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.
“A gente vê vários gabinetes com esse mesmo intuito. Além do ensino, a escola precisa ser também um ambiente seguro, os eventos também precisam ser realizados pensando na segurança da criança”, avaliou o presidente da CLJR, vereador Gustavo Pompeo. “A sociedade precisa estar voltada para as crianças porque elas não são apenas o futuro, são o presente, já fazem parte da sociedade e são os nossos bens preciosos”.
O parlamentar lembrou que a Câmara trabalha em consonância com as preocupações inerentes à própria sociedade. “É importante ver os gabinetes trazendo esse assunto para a Câmara e mostra também que a sociedade e a Câmara estão voltadas para a questão da criança e do adolescente”, afirmou.
Outra propositura relacionada à juventude é o PL nº 10/2025, de autoria do vereador Paulo Henrique (Republicanos), que dispõe sobre a Lei do EmpreJovem Piracicabano, que incentiva o primeiro emprego para jovens de 16 a 24 anos na cidade, também com parecer favorável.
Saúde – Na área da saúde, receberam pareceres favoráveis duas proposituras - projeto de decreto legislativo nº 6/2025 e PL nº 25/2025 - que instituem a campanha Maio Vermelho, de conscientização sobre o AVC (acidente vascular cerebral), respectivamente na Câmara e no Calendário Oficial de Eventos do Município. As matérias são de iniciativa dos vereadores Sílvia Morales e Ary Pedroso Jr. (PL). A vereadora Rai de Almeida (PT) também é autora da segunda matéria.
Da mesma forma, receberam pareceres favoráveis o PDL nº 7/2025, de Gustavo Pompeo, que institui na Câmara o Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem-Estar Social; e outras duas matéias que instituem datas no Calendário Oficial de Eventos do Município: o PL nº 35/2025, de Ary Pedroso, sobre o Dia de Conscientização da Síndrome de Edwards e o PL nº 34/2025, de autoria da vereadora Alessandra Bellucci (Avante), sobre o Expo ESG Piracicaba.
A CLJR também analisou favoravelmente o PL nº 36/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 540 mil no Orçamento de 2025 da Câmara, além da emenda e substitutivo ao PL nº 222/2024, de Sílvia Morales, que trata do oferecimento de desjejum a pessoas com diabetes e doença celíaca em estabelecimentos. Três moções ainda foram consideradas aptas.
Contrários – Na reunião desta quinta-feira (27), dois projetos receberam pareceres contrários da CLJR por vício de iniciativa. O PL nº 28/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que institui o Espaço Turístico Gastronômico a Céu Aberto na praça Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, por ser matéria de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.
Já o PL 29/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, dispõe sobre o provimento de soros antiofídico, antiaracnídio e antiescorpiônico em todas as unidades de saúde de Piracicaba. O presidente da CLJR lembrou que existe jurisprudência em relação a lei similar em outro município que foi julgada inconstitucional. Destacou ainda que tanto ele quanto o autor do projeto participaram da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o caso de uma criança de cinco anos que morreu, vítima de picada de escorpião, no mandato passado.
“A própria CPI queria propor essa ação para o Executivo, mas naquela época estudamos muito essa ação e entendemos que essa função é da União e do Governo do Estado”, explicou Gustavo Pompeo. “A DRS-X (Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba) faz o controle que determina por geolocalização, por distância de ponto, onde deve ser fornecido o soro. O que a gente pode fazer é fiscalizar a divulgação desses pontos, é uma ação que a CPI propôs e a gente sempre acompanha”.
A CLJR é composta pelos vereadores Gustavo Pompeo (Avante), presidente, Renan Paes (PL), relator e Edson Bertaia (MDB), membro. Eles contam com a assessoria da Procuradoria Legislativa da Casa para os trabalhos. Nos casos dos projetos de autoria dos membros da comissão, os pareceres são assinados apenas pelos demais.
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Desbravadores e Aventureiros serão homenageados em solenidade
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede
Vereador parabeniza prefeito e secretários por realizações em 100 dias
Requerimentos cobram melhorias em áreas de lazer de diversos bairros
Moção enaltece agência de turismo por premiação internacional
Reunião solene celebra a 40ª edição da Festa das Nações
Câmara aprova abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria
Vereador solicita informações sobre melhorias no bairro Vila Rezende