
Câmara aprova solene em homenagem à "Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”
Bruno Roza e equipe participaram da reunião, onde foi apresentado o panorama da pasta; discussões envolveram uniformes, vagas em creche, merenda escolar, entre outros
Com licitação finalizada, secretário apresentou kits de uniformes para a comissão
Crédito: Samuca MiazakiA Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Educação firmaram o compromisso de um diálogo permanente em relação às ações do segmento. O entendimento ocorreu durante reunião da comissão, nesta sexta-feira (10), que contou com a participação do secretário Bruno Roza e equipe. A comissão é formada pelos vereadores Rai de Almeida (PT), presidente; Ana Pavão (PL), relatora e Fabrício Polezi (Patriota), membro.
A reunião desta sexta foi realizada a partir de convite efetuado pela comissão ao secretário para discutir as questões sobre a demanda de vagas em creche e sobre as reformas das escolas municipais. “Esse diálogo permanente, através de reuniões periódicas, traz um diferencial para o trabalho da comissão na Casa, obtermos essas informações para construir um diálogo e fazer os ajustes necessários”, avaliou a presidente da comissão.
Para a relatora, essa postura vai possibilitar que a comissão deixe a Casa ciente do que acontece em relação ao trabalho desenvolvido pela secretaria. “Vamos poder esclarecer como estão os processos para que a gente possa ajudar o governo a mostrar o que está sendo feito”, disse. O secretário destacou a importância de se ter um canal permanente. “O objetivo dessa aproximação é mostrar como o trabalho é feito. Temos um desafio diário e por isso é importante mantermos a regularidade desses encontros”, colocou.
O secretário fez uma explanação sobre a estrutura da pasta, que conta com mais de cinco mil colaboradores, atende 35,9 mil alunos e gerencia 124 prédios educacionais.
Uniformes – O secretário ainda apresentou o resultado da licitação para aquisição dos uniformes para os alunos da rede municipal. A homologação da concorrência foi publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial do Município. O registro de preços chegou a R$ 24 milhões, com custo de R$ 304 reais por aluno para o período de dois anos. Ainda faltam os lotes referentes às camisetas e meias, que estão suspensos porque o material não passou no teste de qualidade.
Em relação à demanda de vagas em creche, ele explicou que a rede municipal atende 50% das solicitações de período integral, mas a demanda em período regular é totalmente contemplada. Também foi apresentado o planejamento para a implantação do período integral para o Ensino Fundamental, que deverá começar pelo 5º ano de 14 escolas. O trabalho será feito paulatinamente para garantir que a rede tenha a estrutura suficiente para prestar o serviço.
O secretário também foi questionado sobre a merenda escolar, que compreende o fornecimento de 58 mil refeições por dia. Ele descartou a possibilidade de terceirização integral do serviço, que atualmente é compartilhado entre a autogestão e empresa contratada. No entanto, salientou que há uma dificuldade com mão de obra, já que existem 70 merendeiras afastadas e o concurso público realizado não contemplou o número necessário para reposição de profissionais. Ele adiantou que um novo concurso será realizado e, até que sejam efetivadas as contratações, é estudada a ampliação do serviço fornecido pela terceirizada.
Em relação à merenda da rede estadual, que deixou de ser atendida pelo município, o secretário aguarda agenda com a Secretaria Estadual de Educação para que o serviço volte a ser fornecido pela Prefeitura, mediante repasse financeiro.
Na linha da falta de profissionais, o secretário ainda respondeu sobre a defasagem de professores e também a dificuldade em preencher as vagas com o concurso público. A questão também integra o rol de desafios para a municipalização de oito escolas estaduais para garantir a universalização do atendimento do ciclo 1 do Ensino Fundamental, que está em estudos.
Grupo de trabalho – A reunião também contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Ana Cláudia Martins. A comissão tem cobrado da secretaria a implantação de bibliotecas nas escolas, que hoje possuem apenas salas de leitura por falta de bibliotecários. Ela sugeriu a formação de um grupo de trabalho para construir um planejamento nesse sentido. O secretário afirmou que a vaga de bibliotecário já foi inserida no último concurso público justamente para atender a essa demanda.
Durante a reunião, a vereadora Ana Pavão aproveitou para agradecer ao secretário pelo acolhimento, na rede municipal, das crianças que eram atendidas pelo Oratório São Mário, após solicitação de seu gabinete. O vereador Fabrício Polezi também parabenizou a secretaria pelo trabalho realizado. “Estou andando muito pela cidade e estou admirado com as reformas”, afirmou.
A questão das reformas das unidades escolares será abordada na próxima reunião conjunta entre a comissão e a secretaria.
Câmara aprova solene em homenagem à "Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereadora cobra medidas para recolhimento de entulho em praça
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Comissão de Direitos Humanos emite parecer favorável a sinal sonoro em ônibus
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereadora destaca início do Plano Municipal do Livro pela Secretaria de Educação