EM PIRACICABA (SP) 08 DE AGOSTO DE 2022

Comissão quer parecer sobre incorporação da Fumep a Parque Tecnológico

Comissão de Educação observou que Conselho Curador da Fumep não emitiu parecer sobre projeto que trata da incorporação da área da Fumep ao perímetro do Parque Tenológico




Toque na imagem para aumentar

Poder Executivo defende que projeto vai garantir que a Fumep tenha acesso a recursos para investimentos em tecnologia e inovação

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba promoveu, nesta segunda-feira (8), um debate para esclarecimentos sobre o projeto de lei complementar 10/2022, de autoria do Poder Executivo, que incorpora a estrutura física da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) à área do Parque Tecnológico de Piracicaba. Na reunião, a comissão requisitou o envio dos pareceres do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação, do Comedic (Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial), que são órgãos consultivos, além da organização Pira 21, e especialmente do Conselho Curador da Fumep, que é órgão deliberativo, a respeito da proposta.

Estiveram presentes na reunião, além da presidente da comissão, vereadora Rai de Almeida (PT) e do relator, vereador Thiago Ribeiro (PSC), o diretor executivo da Fumep, Renato de Albuquerque Ferreira, o diretor acadêmico da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), Edson Pigoretti, o diretor acadêmico do Cotip (Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba), Marcos Joel Leite, o agente de inovação Pedro Chamochumbi, e os membros do Conselho Curador, Mauro Rontani, Alexandra Ferreira, e o titular da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), José Luiz Guidotti Junior, que também integra o conselho.

Atualmente, o território do Parque Tecnológico já abrange áreas da Esalq, da Fatep, do Instituto Federal de São Paulo, além de várias startups ligadas ao agronegócio e empresas do setor, com um total de mais de dois milhões de metros quadrados. A área da Fumep, que já está localizado na divisa do perímetro do parque, equivale a mais 226 mil metros quadrados a serem incorporados à extensão territorial.

Benefícios - O diretor executivo da Fumep, Renato Ferreira, destacou que a incorporação ao Parque Tecnológico vai garantir que a instituição ingresse com toda a infraestrutura e know-how que já possui nas áreas metalmecânica, tecnologia e construção civil, tendo em vista que já possui laboratórios prontos para serem agregados às atividades do parque, que atualmente está mais voltado para a área do agronegócio. Ele garantiu que nada será modificado em relação à gestão administrativa da Fumep, que apenas vai incorporar novos serviços.

“A incorporação vai integrar a Fumep à comunidade empresarial . Vai garantir mais facilidade de alcançar resultados rápidos em função do tempo que já temos em pesquisa”, explicou. Ele disse ainda que a incorporação vai possibilitar o acesso a recursos financeiros para manutenção e expansão das atividades de ensino. Isso porque, desde a pandemia, as instituições de graduação passam por uma crise e não tem sido mais possível manter a estrutura apenas com a cobrança de mensalidade dos alunos.

Ele detalhou ainda que, inicialmente, serão disponibilizadas oito salas atualmente ociosas da Fumep para a implantação de incubadoras, a custo zero para a instituição. A adequação do espaço será feita pela administração do parque e a Fumep poderá cobrar aluguel das salas.

Para o titular da Semdettur, José Luiz Guidotti, o projeto corrige uma deficiência do passado, que não se atentou para a necessidade de incorporação da Fumep junto às demais instituições. “Essa delimitação territorial do parque pàra na Fumep. O objetivo é colocar a Fumep nesse ecossistema de inovação e tecnologia”, afirmou. O agente de inovação da secretaria, Pedro Chamochumbi, disse que a incorporação tornará a Fumep elegível a recursos públicos e privados de programas voltados para o desenvolvimento e inovação.

Falta de parecer - No debate, a vereadora Rai de Almeida (PT) questionou o Conselho Curador se houve deliberação interna a respeito do projeto, e soube que não há parecer nesse sentido. “Não somos contra a incorporação, mas precisamos de mais informações”, afirmou. Ela lembrou que existe um acordo entre a Fumep e o Parque Tecnológico que traz detalhes de como funcionaria a incorporação que não são contemplados pelo texto da matéria. Ela ainda lamentou que não tenha havido a contribuição das diretorias acadêmicas na discussão do projeto. Para a vereadora, não faz sentido a Câmara apreciar o projeto antes de um parecer do Conselho Curador, que é deliberativo. “Passar o projeto pelo conselho é fortalecer o debate, a democracia e a transparência”, afirmou.

Os conselheiros presentes garantiram que não há fatores negativos na incorporação e que vários membros já têm participado dos debates, apesar de a questão não ter sido incluída em pauta para manifestação oficial do órgão. Dessa forma, a comissão requisitou o parecer do Conselho Curador, que serão acompanhados das declarações de outros órgãos consultivos. O prazo para envio da documentação é de 15 dias para que a comissão possa emitir o parecer e o projeto siga para plenário. O relator da comissão, vereador Thiago Ribeiro (PSC), colocou-se à disposição para as discussões e adiantou que não se opõe à emissão de um parecer favorável à matéria e nem à votação do projeto em plenário.

Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia Thiago Ribeiro Rai de Almeida

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas