EM PIRACICABA (SP) 20 DE MARÇO DE 2023

Conversa com alunos da Pauliceia aborda Mulher e o Direito à Cidade

Mês da Mulher motivou vereadora Rai de Almeida, da Procuradoria Especial da Mulher, a discutir o tema na Escola Antonio de Mello Cotrim




Toque na imagem para aumentar

Parlamentar está percorrendo várias unidades escolares desde a semana passada para abordar a temática

Crédito: Samuca Miazaki


A Mulher e o Direito à Cidade foi o tema da conversa que a vereadora Rai de Almeida (PT) levou nesta segunda-feira (20) para a Escola Estadual Professor Antonio de Mello Cotrim, na Pauliceia, acompanhada por 200 alunos no ensino médio. A parlamentar, que é a primeira procuradora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher, está percorrendo várias unidades escolares desde a semana passada para abordar a temática, como parte das ações do Mês da Mulher.

Tão logo abriu a atividade, a vereadora optou pela “escuta ativa”, em que chamou os estudantes para relatarem seus pontos de vista sobre o assunto. Entre os alunos esteve Lívia Pinheiro, de 17 anos. “Somos proibidas de usar shorts acima do joelho, porque preferem ensinar as meninas como se vestir, em vez de ensinar os meninos a não nos assediarem.”

A professora de arte Cássia Augusto também se posicionou e disse que, “por experiência de causa”, lidou com situações em que os filhos chegaram a receber abordagem na porta da própria casa, pelo simples fato de serem negros. Ela fez um paralelo entre as pessoas brancas e as pessoas negras e às formas distintas de tratamento até os dias atuais.

Rick Ferreira, de 16 anos e que está no terceiro ano, lembrou que o Brasil é o país que mais mata as pessoas transexuais no mundo. “As mulheres trans existem e precisam ser respeitadas”, disse.

Após a escuta aos alunos, Rai de Almeida citou que a sociedade atual ainda é colonialista, patriarcal, racista e LGBTFóbica. Números sobre feminicídios, estupros e outras formas de violência à mulher foram apresentados pela vereadora. Segundo ela, tais estatísticas ocorrem predominantemente em áreas periféricas. “Existem áreas da cidade com toda a infraestrutura: saneamento básico, educação, lazer, cultura, unidades de saúde, mas na periferia vemos um total desrespeito para os direitos dos cidadãos e precisamos mudar essa realidade”, declarou.

Ao defender a igualdade de direitos e oportunidades, a vereadora ainda citou o papel da escola para a mudança de realidade. “A escola é o espaço de debate, de formação e construção de uma sociedade melhor.”

A parlamentar retorna à mesma unidade nesta terça-feira, para falar aos alunos do ensino fundamental. Ela estará ainda na Escola Professor Hélio Nehring, no São Jorge, e, na quarta-feira, na Escola Sud Mennucci. Na semana passada, Rai percorreu a Escola Professor Dr. João Chiarini, no Vila Fátima, e o Instituto Formar, quando também participaram a vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade é Sua (PV), e a secretária Nancy Thame (Agricultura e Abastecimento).

Em fevereiro, a Câmara aprovou o requerimento 38/2023, das vereadoras Rai e Silvia, prevendo que sejam realizadas durante o mês de março ações nas dependências da Câmara e em espaços externos.

Para a diretora Marise do Amaral Campos Cillo, é imprescindível que pessoas fora da comunidade escolar apresentem novos pontos de vista aos estudantes. “Apesar de a gente já conhecer o trabalho da vereadora, ela sempre traz mais do que esperávamos. E, hoje, o que nos surpreendeu foi a capacidade que a Rai teve de despertar os alunos para que falassem. Eles puderam expor situações que nem sempre conseguem no dia a dia.”

Procuradoria Especial da Mulher Rai de Almeida

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas