Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Documentário destaca legado de Francisco Cerignoni, ícone da luta PCD
Produção audiovisual é lançada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Chico Cerignoni morreu em 10 de dezembro de 2020, de complicações da síndrome pós-poliomielite
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara Municipal de Piracicaba e o Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) lançam o documentário “Chico Pirata: Vida e luta pela pessoa com deficiência”, em homenagem ao piracicabano Francisco Nuncio Cerignoni, um dos maiores ativistas da causa PCD no Brasil. O lançamento acontece nesta sexta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Youtube, Facebook e Instagram.
Chico passou a atuar na militância a partir dos anos 1980, luta que perdurou por mais de 30 anos e foi marcada pela escrita de livros na área e representação internacional, por meio da FCD (Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência). O homenageado pelo documentário ocupou a presidência dos conselhos municipais e estaduais e teve grande contribuição para elaboração do Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015. Ele faleceu em dezembro de 2020.
A produção faz parte das ações do programa Parlamento Aberto, da Câmara Municipal de Piracicaba. O vereador e presidente da Casa, Gilmar Rotta (Cidadania), destaca que Chico colaborou com o projeto Câmara Inclusiva, em 2019, quando a Casa de Leis iniciou a ampliação da acessibilidade em seus prédios. "Ele participou de várias visitas, percorreu os espaços, orientou servidores e indicou o caminho que nós tínhamos a percorrer no processo de adequação", pontuou.
Chico também colaborou para que fosse instituído o Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), um espaço de participação democrática que realiza ações como o acompanhamento, monitoramento, avaliação e a fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência. “Ele hoje é uma pessoa que fica na história do movimento de luta, como um dos grandes incentivadores da busca pela inclusão” disse o atual coordenador da entidade, Wander Viana dos Santos.
Para a presidente do CEAPcD (Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência) Letícia Françoso, Chico Pirata é referência internacional. "O legado dele é isso que nós temos hoje, é a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), é a Secretaria da Pessoa com Deficiência, é o Conselho Municipal, porque tudo isso que existe hoje tem o dedo do Chico", disse.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclídia Fioravante, lembra que Chico também atuou na elaboração da Lei Orgânica do Município. "Tinha uma concepção antiga da pessoa com deficiência, ela citava pessoas portadoras de deficiência, e eu junto dele, ajudei a transcrever uma concepção mais atual e mais social", comentou.
O documentário esteve aos cuidados dos estagiários de jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Câmara, Letícia Santin e Pedro Paulo Martins, com imagens e edição de Gustavo Annunciato e supervisão do chefe de departamento Rodrigo Alves. Além de Gilmar Rotta, Euclidia Fioravante, Letícia Françoso e Wander Viana, o material traz depoimentos da esposa de Chico, Maria Cristina Rasera Cerignoni, e do ex-vereador de Americana, Celso Zoppi, companheiro de muitas lutas em prol das pessoas com deficiência.
Notícias relacionadas
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Medalha de mérito destaca empresa referencial na América Latina
Ativistas pela preservação do Rio Piracicaba são homenageados
Santa Teresinha: Câmara aprova inclusão de festas no calendário
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Vereador quer informações sobre denúncia de fraude em jogos de futebol
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Restaurante recebe moção de aplausos pelos 15 anos de funcionamento
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Orçamento municipal para 2025 é apresentado em audiência pública
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Reunião solene contemplou Agentes Penitenciários
Empresa do ramo de móveis corporativos recebe homenagem da Câmara