
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Nesta segunda-feira (10), funcionários da Câmara de Sumaré visitaram a Câmara Municipal de Piracicaba para tirar dúvidas sobre educação para a cidadania.
No encontro, vereadores ressaltaram pontos considerados importantes para o êxito da Escola do Legislativo de Piracicaba
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Na manhã desta segunda-feira (10), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba recebeu a visita de Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, coordenadora acadêmico-pedagógica da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sumaré, e Douglas Medina, professor da rede municipal de Sumaré cedido à Escola.
Os servidores puderam conhecer as instalações do órgão que atua com educação para a cidade no Legislativo piracicabano e tirar dúvidas a respeito do trabalho desenvolvido na Casa. Geisa e Douglas foram recebidos por Érica Dinis, secretária da Escola do Legislativo, e pelos vereadores Pedro Kawai e Silvia Morales, coordenador e diretora da Escola, respectivamente. A visita teve como objetivo entender o caminho trilhado pela Câmara de Piracicaba para obter uma programação regular, com alta procura de palestrantes e público.
Durante o encontro, o caráter apartidário e laico da Escola estiveram em destaque. “As Escolas (do Legislativo) estão nesse processo de consolidação e todas correm o risco de serem usadas politicamente. Os vereadores vão percebendo, aos poucos, que a Escola é uma coisa, o mandato é outra. As Escolas que se usam politicamente estão fadadas a perder credibilidade, assim como palestrantes e público”, disse Kawai. “Sempre pedimos isso aos palestrantes: a formação não é partidária, mas para a cidadania”, concordou Geisa.
A parceria com universidades e escolas locais também foi um ponto enfatizado no encontro. Silvia Morales sugeriu o estabelecimento de convênios pela Câmara de Sumaré. Segundo a vereadora, em 2018 a Escola do Legislativo de Piracicaba definiu acordo com 11 instituições da cidade, o que ajudou a localizar palestrantes e também a conquistar estudantes dentre o público dos eventos realizados. Érica Dinis destacou o papel dos certificados de participação nos cursos e palestras. “Eles valem também para atividades extracurriculares das faculdades, o que incentiva a participação dos estudantes”, destacou a servidora.
A definição de um conselho ligado à Escola foi elencado como outro ponto chave para a estabilidade da atuação e concretização da programação. O decreto 69/2018, que atualiza a estrutura da Escola do Legislativo de Piracicaba, prevê a criação de um Conselho Administrativo, Acadêmico e Pedagógico. Entre os membros do conselho, estão Heliani Berlato, professora da Esalq/USP, e Josué Adam Lazier, professor da Unimep. “Tendo representantes de faculdades públicas e privadas, abrimos o leque para que outras instituições participem", destacou Kawai. “Isso traz, inclusive, um respaldo aos servidores que trabalham nela”, complementou Érica.
Outro elemento que colabora com o sucesso da Escola, segundo os membros, é a parceria com o Departamento de Comunicação Social da Câmara. “Os jornalistas fazem uma matéria quando abrimos as inscrições, quando vamos fechar e outra sobre o evento em si. Com isso, os palestrantes têm seus nomes e trabalhos divulgados”, explicou a secretária da Escola.
REFERÊNCIA - Para Kawai, a visita dos servidores municipais de Sumaré é motivo de orgulho para Piracicaba. “É gratificante saber que Piracicaba é referência, porque mostra que o trabalho está no caminho certo. Nossa transparência e nosso caráter apartidário nos permitiram inspirar o mesmo trabalho em outras escolas”, declarou o vereador.
Geisa Mendes explicou que localizou a Escola de Piracicaba pesquisando referências na internet. “Quando entrei no site, foi um encantamento. Vi aqui na Escola a possibilidade de nos ajudar a implementar a nossa. Estou muito otimista com o plano que podemos fazer para 2023”, afirmou a coordenadora da Escola do Legislativo de Sumaré. O resumo da visita, para a servidora, foi o trabalho em equipe. “Percebemos que é muito forte o trabalho coletivo. Quando temos um parlamento que defende a Escola, ela tem muito êxito”, defendeu.
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Escola do Legislativo promove curso sobre 'Técnicas para falar em público'
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Vereador pede melhorias para o bairro Pau D’Alhinho
Vereador divulga curso sobre orçamento público e repasses para o Fumdeca
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Semana de Criatividade e Inovação debate cibersegurança e empregabilidade
Alienação parental: advogadas alertam para danos psicológicos em crianças
Fórum de Cultura reúne propostas de melhorias do setor ao Executivo
Câmara realiza solenidade em homenagem ao Dia do Escoteiro
Escola do Legislativo promove palestra 'Motociclistas em Trânsito'