EM PIRACICABA (SP) 10 DE OUTUBRO DE 2022

Escola do Legislativo serve como inspiração para Câmara de Sumaré

Nesta segunda-feira (10), funcionários da Câmara de Sumaré visitaram a Câmara Municipal de Piracicaba para tirar dúvidas sobre educação para a cidadania.




Toque na imagem para aumentar

No encontro, vereadores ressaltaram pontos considerados importantes para o êxito da Escola do Legislativo de Piracicaba

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Na manhã desta segunda-feira (10), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba recebeu a visita de Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, coordenadora acadêmico-pedagógica da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sumaré, e Douglas Medina, professor da rede municipal de Sumaré cedido à Escola.

Os servidores puderam conhecer as instalações do órgão que atua com educação para a cidade no Legislativo piracicabano e tirar dúvidas a respeito do trabalho desenvolvido na Casa. Geisa e Douglas foram recebidos por Érica Dinis, secretária da Escola do Legislativo, e pelos vereadores Pedro Kawai e Silvia Morales, coordenador e diretora da Escola, respectivamente. A visita teve como objetivo entender o caminho trilhado pela Câmara de Piracicaba para obter uma programação regular, com alta procura de palestrantes e público.

Durante o encontro, o caráter apartidário e laico da Escola estiveram em destaque. “As Escolas (do Legislativo) estão nesse processo de consolidação e todas correm o risco de serem usadas politicamente. Os vereadores vão percebendo, aos poucos, que a Escola é uma coisa, o mandato é outra. As Escolas que se usam politicamente estão fadadas a perder credibilidade, assim como palestrantes e público”, disse Kawai. “Sempre pedimos isso aos palestrantes: a formação não é partidária, mas para a cidadania”, concordou Geisa.

A parceria com universidades e escolas locais também foi um ponto enfatizado no encontro. Silvia Morales sugeriu o estabelecimento de convênios pela Câmara de Sumaré. Segundo a vereadora, em 2018 a Escola do Legislativo de Piracicaba definiu acordo com 11 instituições da cidade, o que ajudou a localizar palestrantes e também a conquistar estudantes dentre o público dos eventos realizados. Érica Dinis destacou o papel dos certificados de participação nos cursos e palestras. “Eles valem também para atividades extracurriculares das  faculdades, o que incentiva a participação dos estudantes”, destacou a servidora.

A definição de um conselho ligado à Escola foi elencado como outro ponto chave para a estabilidade da atuação e concretização da programação. O decreto 69/2018, que atualiza a estrutura da Escola do Legislativo de Piracicaba, prevê a criação de um Conselho Administrativo, Acadêmico e Pedagógico. Entre os membros do conselho, estão Heliani Berlato, professora da Esalq/USP, e Josué Adam Lazier, professor da Unimep. “Tendo representantes de faculdades públicas e privadas, abrimos o leque para que outras instituições participem", destacou Kawai. “Isso traz, inclusive, um respaldo aos servidores que trabalham nela”, complementou Érica.

Outro elemento que colabora com o sucesso da Escola, segundo os membros, é a parceria com o Departamento de Comunicação Social da Câmara. “Os jornalistas fazem uma matéria quando abrimos as inscrições, quando vamos fechar e outra sobre o evento em si. Com isso, os palestrantes têm seus nomes e trabalhos divulgados”, explicou a secretária da Escola. 

REFERÊNCIA - Para Kawai, a visita dos servidores municipais de Sumaré é motivo de orgulho para Piracicaba. “É gratificante saber que Piracicaba é referência, porque mostra que o trabalho está no caminho certo. Nossa transparência e nosso caráter apartidário nos permitiram inspirar o mesmo trabalho em outras escolas”, declarou o vereador.

Geisa Mendes explicou que localizou a Escola de Piracicaba pesquisando referências na internet. “Quando entrei no site, foi um encantamento. Vi aqui na Escola a possibilidade de nos ajudar a implementar a nossa. Estou muito otimista com o plano que podemos fazer para 2023”, afirmou a coordenadora da Escola do Legislativo de Sumaré. O resumo da visita, para a servidora, foi o trabalho em equipe. “Percebemos que é muito forte o trabalho coletivo. Quando temos um parlamento que defende a Escola, ela tem muito êxito”, defendeu.

Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas