
Em resposta a vereador, Prefeitura destaca excepcionalidade do Refis
Edifício Prudente de Moraes foi inaugurado em 1ª de agosto de 1975, pelo então presidente Antonio Messias Galdino
Equipe do Departamento de Documentação e Transparência é responsável pela exposição
O aniversário de 253 anos de Piracicaba ––neste 1º de agosto–– coincide com uma comemoração na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Na mesma data, em 1975 (há 45 anos), era inaugurado o Edifício Prudente de Moraes, o prédio principal da Casa de Leis, na rua Alferes José Caetano, 834, Centro. As curiosidades e informações históricas desse marco foram reunidas em uma exposição virtual.
A mostra é uma criação do Departamento de Documentação e Transparência e está disponível entre os dias 1ª e 30, pela plataforma My Portfolio, no endereço exposicao45anos.myportfolio.com, ou no ícone no topo da página inicial do site da Câmara.
"Conseguimos a planta original, com o arquiteto Walter Naime, um dos responsáveis pelo projeto, como ainda o memorial justificativo, com a assinatura dos também arquitetos Cyro Otavio Gatti Ferraz de Toledo e João Chaddad", explica Bruno Didoné de Oliveira, que dirige o departamento e assina a supervisão da exposição virtual. A pesquisa envolveu o trabalho da arquivista Giovanna Fenili Calabria e das estagiarias Eduarda Moretti, Bianca Andrade, Laura Lima e Vitória Melega.
Para a organização do conteúdo no site, a equipe do departamento criou seções sobre o projeto arquitetônico, a ata inaugural das novas instalações, imagens da inauguração e a divulgação na imprensa, além de uma galeria de imagens sobre o Edifício Prudente de Moraes em 2020.
No topo do site da exposição virtual há o menu “Depoimentos”, entre eles do atual presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (CID). "Temos Prudente de Moraes como nosso patrono, o primeiro presidente civil do país, além de vereador e presidente desta Casa, senador e deputado. É aqui que a população vem debater saúde pública, conversar com os vereadores, participar das audiências públicas. Temos uma Câmara inclusiva, democrática, atendendo todas as demandas. É onde discutimos o crescimento de nossa querida Piracicaba", declarou Gilmar, no material disponível.
De acordo com Oliveira, para a montagem da exposição a equipe do departamento recorreu ao jornalista e advogado Antonio Messias Galdino, assessor parlamentar do gabinete do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP). Galdino ocupou vários cargos no Legislativo local nos últimos anos e era, no ano de 1975, o presidente da Câmara, então composta por 17 vereadores, dos partidos MDB e Arena (os dois únicos existentes no período). Entre as contribuições dadas por Galdino à equipe esteve a identificação das fotografias da inauguração.
Segundo Galdino, um novo prédio foi necessário porque as instalações da Câmara estavam funcionando de forma improvisada. "Estávamos em um prédio pequeno, mal-ajeitado, desalojado, quase caindo". O prédio antigo ficava na esquina das ruas Alferes José Caetano e São José (onde hoje é o estacionamento da Câmara).
O projeto original, denominado de "Praça dos Três Poderes", previa a ocupação de todo o quarteirão das ruas Alferes José Caetano, São José, Rosário e Prudente de Moraes. A ideia dessa praça era a de concentrar também as sedes do Executivo municipal e do Judiciário estadual, que, interligados por uma esplanada, concentraria eventos cívicos. A inspiração veio da construção de Brasília.
As obras começaram em 1967 e demoraram a ficar prontas por causa da morte, um ano depois, do então prefeito Luciano Guidotti. A entrega do edifício aconteceu na gestão de Adilson Benedicto Maluf, com algumas modificações ao projeto original. “Havia esse edifício parado, que eu tive a satisfação e a honra de conseguir, com o prefeito da época, a conclusão das obras e a inauguração, no dia do aniversário da cidade", declarou Galdino, o primeiro presidente negro da Câmara, fato que considera "um pequeno avanço social, no sentido da inclusão do negro na sociedade piracicabana".
Para a inauguração, duas solenidades foram realizadas naquele 1º de agosto: às 11h, no novo prédio, com benção do dom Aníger Francisco de Maria Melillo e o descerramento da placa inaugural, e às 20h, no Clube Coronel Barbosa, onde ocorreu entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao bispo dom Angelico Sandalo Bernardino, além de outras homenagens.
Em resposta a vereador, Prefeitura destaca excepcionalidade do Refis
Moradores do Água Branca pedem intervenção devido a abandono de bosque
Deputado federal confirma a vereador remessa de emendas a Piracicaba
Vereador pede nova lei para o Refis 2023
Vereador acompanha início de obras em escola de Santa Teresinha
Servidores municipais recebem homenagem por prêmio Ação pela Água
Vereadores prestigiam solenidade de 3 anos de fundação do 10º BAEP
Câmara doa computadores seminovos ao Tiro de Guerra
Mesa Diretora enaltece avanços conquistados durante biênio 2021/2022
Vereador faz agradecimentos após 4 anos como presidente da Câmara
Servidores municipais receberão homenagem por Prêmio Ação pela Água
Câmara aprova projeto que prevê reintegração de posse humanizada
Reunião especial define nova Mesa Diretora nesta quinta-feira
Dois candidatos disputam a presidência da Câmara de Piracicaba
Sindicato dos Trabalhadores Rurais é homenageado pelos seus 60 anos