
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Possibilidade de garantir a professores e servidores da rede que atuam nas escolas a mesma alimentação oferecida aos alunos durante o período letivo motiva propositura
Vereador Marco Bicheiro (PSDB)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Em requerimento aprovado nesta quinta-feira (6), na 2ª Reunião Ordinária de 2025, o vereador Marco Bicheiro (PSDB), solicita ao Executivo informações “quanto à possibilidade de garantir aos professores e demais servidores da rede municipal de ensino de Piracicaba que atuam diretamente nas escolas municipais a alimentação oferecida aos alunos durante o período letivo”.
O vereador, no requerimento 67/2025, traz que “em meados de 2023 professores e servidores da Secretaria Municipal da Educação que atuam diretamente nas escolas municipais foram proibidos de consumir a alimentação servida aos alunos”, e diz que, até esse período, tais servidores tinham esse direito.
Marco Bicheiro ainda aponta que “professores já relataram que a alimentação conjunta com alunos é uma prática educativa que, em muitos casos, auxilia na adaptação da criança à escola e gera integração comunitária com benefícios para a comunidade escolar”.
O parlamentar, assim, solicita que seja informada a quantidade de alunos matriculados e de servidores que atuam nas escolas municipais, bem como a quantidade diária de refeições servidas.
Ele ainda pede que sejam informados os valores repassados pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) ao município de Piracicaba, especificamente para a rede municipal de ensino, bem como valores de eventuais outras fontes de recursos destinados ao fornecimento da alimentação escolar.
O vereador também quer o nome da empresa responsável pelo fornecimento da alimentação escolar na rede municipal, valor e prazo do contrato; questiona o que é feito com as sobras dos alimentos da merenda escolar, a quantidade mensal de alimentos não consumidos dispensada no lixo e o impacto financeiro aos cofres municipais se a alimentação escolar fosse destinada também aos professores e demais servidores concursados.
Por fim, Marco Bicheiro pergunta qual a base legal que impede o fornecimento da alimentação escolar aos professores e demais servidores concursos que atuam diretamente nas escolas.
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município