EM PIRACICABA (SP) 14 DE MARÇO DE 2025

Piracicaba terá ação voltada à conscientização da importância do sono

Ação que acontece na manhã deste domingo (16), das 08h às 12h, no Parque da Rua do Porto, foi tema de discurso na Tribuna Popular na noite desta quinta-feira (13)




Toque na imagem para aumentar

Patricia Angeli da Silva Pigati em discurso na Tribuna Popular da 11ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (13)






Os piracicabanos terão a oportunidade, na manhã deste domingo (16), das 08:00h às 12:00h, no Parque da Rua do Porto, de participar de uma ação pública gratuita voltada à conscientização e esclarecimentos sobre a importância do sono.

A atividade - coordenada pela fisioterapeuta do sono Patrícia Angeli da Silva Pigati e por alunos do curso de fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, com apoio Associação Brasileira do Sono - faz parte da Semana do Sono, que acontece em todo o território nacional, e busca alertar a população sobre as “consequências graves para a nossa saúde” advindas da privação do sono.

“Dormir não é perda de tempo. Dormir é essencial para manter a nossa saúde biológica e manter a nossa sobrevivência”, explicou a especialista em discurso na Tribuna Popular da Câmara na noite desta quinta-feira (13), na 11ª Reunião Ordinária. 

De acordo com Patrícia, quando não dormimos adequadamente, ficamos mais propensos às doenças, “porque o nosso sistema imunológico acaba sendo comprometido. Ficamos mais irritados e sem paciência, e a nossa aparência adquire um aspecto de cansado”. 

Ainda segundo a especialista, a privação crônica do sono predispõe as pessoas a desenvolverem eventos cardíacos, terem dificuldades para emagrecer e, inclusive, torna-as mais propensas a se envolverem em acidentes automobilísticos e de trabalho. “Para vocês terem ideia, uma pessoa privada de sono, os seus reflexos são iguais a uma pessoa alcoolizada. Então se a saúde do sono fosse levada a sério, muitos acidentes poderiam ser evitados”, frisou. 

Longe de ser um problema de saúde minoritário, de acordo com a fisioterapeuta do sono, a privação crônica de noites bem dormidas afeta boa parte da população brasileira: “os estudos são alarmantes. Quando se pensa na população brasileira, cerca de trinta por cento da população brasileira sofre de insônia. Quinze por cento, de insônia crônica, e o pior, essas pessoas não são tratadas adequadamente”.

Também em seu discurso, Patrícia apontou que aproximadamente 19 milhões de pessoas no Brasil sofrem de apneia do sono leve, e 25 milhões de pessoas têm apneia do sono de grau moderado a grave.

“Um a cada três a cada três brasileiros têm apneia do sono. E quando vamos envelhecendo, um a cada dois idosos têm apneia do sono. Então, é muito grave. Ela é subdiagnosticada e merece a nossa atenção”, destacou a especialista, que reforçou que o bom sono faz parte “dos oito pilares essenciais à boa saúde cardiovascular”, ao lado de uma boa alimentação, exercícios físicos, controle de peso , da glicemia, dos níveis de colesterol e da pressão arterial de não fumar.

“A pessoa que levanta muito para urinar à noite, a pessoa que se sente cansada ao acordar, que tem irritabilidade, que acorda com dor de cabeça, procure ajuda de profissional especializado, de um médico para realizar o diagnóstico e tratamento correto”, falou.

Ela concluiu: “o principal objetivo da ação [de domingo] é trazer informação à população de Piracicaba, trazer informação de qualidade e, o mais importante, com embasamento científico sobre o sono. O evento é gratuito e nós estaremos disponíveis à população, fazendo essa educação, por meio de cartilhas e, também, de banners que vão falar das diferentes faixas etárias, do sono na criança, no idoso e na fase adulta. A população também terá oportunidade de contribuir com a nossa pesquisa científica que está fazendo um estudo da população brasileira”. 

O discurso de Patrícia Angeli da Silva Pigati pode ser revisto, na íntegra, no vídeo que acompanha esta matéria.

Tribuna Popular

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas