
Dissídio dos servidores municipais é tema na Tribuna Popular
Rhaian Pereira de Souza Oliveira usou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 15ª Reunião Ordinária
Rhaian Pereira de Souza Oliveira relatou como foi o atendimento da avó, de 97 anos, pela rede pública de saúde
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O professor Rhaian Pereira de Souza Oliveira usou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 15ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (27), para denunciar o descaso no atendimento da avó dele, de 97 anos, que enfartou no último dia 15 de março, pela rede pública de saúde. Ele reclamou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não atendeu a ocorrência e a paciente teve que ser levada de carro para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Piracicamirim.
Na unidade, o orador reclamou das condições do local. “Não se seguiu nenhum protocolo de saúde ou de segurança hospitalar. Não havia controle de risco, higienização, um completo descaso no ambiente”, afirmou. Disse ainda que a avó seria liberada para casa, mas, por insistência da família, permaneceu internada para exames e observação. Nesse momento, teve um segundo enfarte. O orador reclamou ainda que não havia sequer lençol para a paciente e que se deparou com baratas, sujeira e seringas no chão na unidade.
Outra reclamação é que a vaga para internação da avó só chegou após 20 horas, apesar de ser um atendimento de urgência e que ainda não havia ambulância para transportá-la até o hospital. “Hoje minha avó está em casa, mas quantas pessoas têm passado por isso?”, criticou. “A democracia exige a atividade. E a gente não pode aceitar passivamente isso. Sinto como se a população fosse colocada em um local abaixo”.
O discurso do orador recebeu contribuições de vereadores através de apartes. A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, apoiou o munícipe. “Tem que ter cobrança e esta Casa está aqui para receber, encaminhar e para fiscalizar”, afirmou. O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) defendeu que o atual governo precisa rever políticas da gestão anterior, como a privatização na saúde, que não teria sido positiva. “É uma realidade que não mudou ainda, que foi péssima na gestão anterior”, colocou.
O vereador Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, relatou a reclamação de um cidadão sobre a situação de uma poltrona da UPA Piracicamirim, que não teria condições de ser usada por um contribuinte. “Esta Casa vai fiscalizar e tem uma gestão nova que entrou agora para mudar essa situação, principalmente essa questão da privatização”, afirmou.
Confira, nesta página, o vídeo completo da Tribuna Popular.
Dissídio dos servidores municipais é tema na Tribuna Popular
Tribuna Popular: orador enaltece importância do servidor público
Na Tribuna Popular, orador pede atenção para a piscina municipal
Greve na Receita Federal é tema de discurso na tribuna popular
Orador questiona escalonamento da conta de água para comerciantes
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em comunidades
"Amor para todos, ódio para ninguém", defende líder religioso
Orador celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down
'Dor não se compara, mas se ampara', diz oradora, sobre Luto Parental
Na Tribuna Popular, orador pede regulamentação de lei
Programa de saúde facilita acesso a especialidades médicas e exames
Piracicaba terá ação voltada à conscientização da importância do sono
Dia Internacional da Mulher é tema de discurso na Tribuna Popular
Demandas de motoristas de aplicativos são abordadas na tribuna popular
Oradora reforça importância do planejamento urbano para Piracicaba