
Vereador solicita a deputado investimentos para escola no São Jorge
Sistema proposto no projeto é baseado no Alerta Amber, protocolo de comunicação sobre o desaparecimento de crianças utilizado nos Estados Unidos
Vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (Republicanos), que preside o Fórum de Combate à Pedofilia, protocolou o projeto nesta quarta-feira (9) na Câmara
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Paulo Henrique (Republicanos) protocolou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (9), o projeto de lei 234/2022, que institui na cidade o Alerta para Resgate de Pessoas no Município de Piracicaba (ARP). A matéria estabelece a política municipal de contingência nas hipóteses de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças e adolescentes.
O objetivo é instituir um mecanismo de alerta para o resgate de pessoas na cidade, de modo a estabelecer a política municipal de contingência nas hipóteses de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças e adolescentes. A medida poderá auxiliar as famílias a encontrarem os parentes, com o uso da tecnologia.
A iniciativa se baseia no modelo norte-americano conhecido como Alerta Amber (America's Missing: Broadcast Emergency Response) ou Transmissão de Emergência para Americanos Desaparecidos. O sistema foi adotado naquele país em razão do desparecimento da menina Amber Hagerman, uma criança de 9 anos, raptada e assassinada em Arlington, Texas, em 1996.
O Amber Alert é um alerta no telefone celular, rádio, TV e outros meios de comunicação quando se acredita que uma criança ou jovem menor de 18 anos foi raptado. Em 2012, o Google passou a retransmitir o Amber Alert para os usuários em tempo real.
O vereador justifica, no projeto, que existem inúmeras iniciativas que tentam resolver o problema dos desaparecimentos no Brasil, como por exemplo, a divulgação de fotos de pessoas desaparecidas nas contas de água e luz. No entanto, ele salienta que raramente os consumidores verificam esses dados. “Por isso, verifico a importância do projeto, tendo em vista que cada vez mais os celulares funcionam como parte do dia a dia das pessoas. Dessa forma, a proposta pretende dar celeridade na procura dos desaparecidos, combatendo assim os sequestros e tráfico de pessoas”, colocou. "Temos a expectativa de obter o êxito na aprovação do projeto de lei e a sanção e publicação do sr. prefeito, Luciano Almeida."
Rede de comunicação - O projeto determina a constituição de uma rede digital municipal de comunicação nos casos de desaparecimento de crianças, integrando todas as secretarias, Conselho Tutelar, autarquias e demais órgãos municipais para divulgação do ARP aos servidores públicos. A rede deve ainda envolver todas as entidades, institutos, escolas municipais e privadas, além de promover ações de divulgação e de instrução das famílias das vítimas.
O ARP deve ser efetuado através de ações como o disparo simultâneo de e-mails a todos os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional dos Poderes Legislativo e Executivo, envio de mensagem de texto aos aparelhos de telefones celulares dos diretores gerais de cada instituição e entidades, inclusive de aeroporto e terminais rodoviários, assim como aos comandantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Guardas Municipais, Prefeituras e Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Piracicaba.
A matéria ainda estabelece que os órgãos da administração pública serão obrigados a divulgar o alerta, nos seus sítios eletrônicos, no prazo máximo de 30 minutos após envio da comunicação, além de inserir nas páginas das redes sociais desses órgãos e afixar nos editais em locais estratégicos. A proposta também dispõe que o alerta seja encaminhado a todos os jornais, emissoras de radiodifusão e de televisão e demais órgãos de comunicação que atuam na Região Metropolitana de Piracicaba.
O PL ainda deverá tramitar pelas comissões do Legislativo para depois ser encaminhado para votação em Plenário.
Vereador solicita a deputado investimentos para escola no São Jorge
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Vereador solicita melhorias em área verde no bairro Santa Rosa
Voto de congratulações homenageia autora de livro
Em maio, Câmara terá audiência pública sobre pedofilia
Vereadores participam de encontro no Sindicato dos Municipais
Indicações pedem melhorias em rua no Santa Rosa
Em indicação, vereador pede lombofaixa ao final da ponte do Morato
Transporte público é pauta em reunião com secretário
Vereador mira continuidade da campanha de combate contra a pedofilia
Voto de congratulações é entregue a autora de livro
Câmara aprova seis projetos para denominações de espaços públicos
Câmara aprova cinco projetos para denominações de espaços públicos
Plenário aprova dois votos de congratulações na 74° Reunião Ordinária
Câmara aprova 11 votos de congratulações na 70° Reunião Ordinária