EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2013

Rádio Difusora será homenageada pela Câmara

Emissora receberá Moção de Aplausos pelos 80 anos de fundação.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Rádio Difusora de Piracicaba receberá Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS) é pelos 80 anos de sua fundação. A propositura foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 21.

Fundada em 12 de outubro de 1933, como Rádio Clube, por João Sampaio Góes, foi uma das primeiras emissoras no Brasil. A partir de 1944, passou a se chamar Rádio Difusora.

Em 1950, sob a administração do casal Aristides e Maria Conceição Figueiredo, a Difusora foi conquistando espaços e ganhando a cada dia mais anunciantes. Com a implantação de rádio-novela, novos programas de auditório e grandes shows com orquestras e artistas famosos da Rádio Nacional, como Nelson Gonçalves, Marlene, Angela Maria, Emilinha Borba, Carlos Galhardo e outros, a emissora começou a se destacar.

Com o falecimento de Aristides Figueiredo, no ano de 1962, a direção da Difusora ficou nas mãos da esposa Maria Conceição Figueiredo, que, com determinação, fez a emissora crescer ainda mais. Após três anos, sozinha a frente da rádio e sem filhos, convidou sua sobrinha e afilhada Maria Conceição Pippa e seu noivo José Roberto Soave para ajudá-la na administração.

Em 1965, a estação iniciou a fase sob o comando de José Roberto Soave. Com um trabalho sério e grande capacidade administrativa, investiu bastante nas transmissões de jogos e no jornalismo. Soave deu maior dinamismo à emissora, transformando-a, gradativamente, em uma rádio voltada a prestação de serviços à comunidade, visto que, a partir da década de 70, os shows de auditório começam a se extinguir, e as rádios tiveram que encontrar uma nova maneira de atrair a atenção do ouvinte.

O jornalismo foi uma delas. Foi nessa época que as gincanas começaram a surgir na cidade. Organizadas pela Difusora, elas ocorriam no programa Show das Três, apresentado por Attinilo José. Com o passar do tempo, a disputa foi tomando tal proporção que se formaram até escuderias para participar, criando equipes como a EkyPéXato, Zoom-Zoom, EkyPeralta e EkyPelanka, que, mais tarde, transformaram-se em escolas de samba.

Mas, o maior feito de Soave na emissora foi a implantação da freqüência modulada (FM), em 1977. Após visitar estações de FM nos Estados Unidos, ele importou todos os equipamentos, implantou a FM aqui e aproveitou, na mesma época, para substituir e modernizar toda a aparelhagem da AM. E a Difusora tornou-se, mais uma vez, referência para todo o interior de São Paulo e até para outros estados, que vinham a Piracicaba para conhecer aquela inovação.

Com o falecimento de José Roberto Soave, em 1997, a Rádio Difusora passou a ser dirigida por sua esposa Maria Conceição Pippa Soave e suas filhas Roberta, Andréia e Daniela Soave, que a administram de maneira competente e profissional, consolidando ainda mais a estação como uma das maiores do interior e líder de audiência em nossa região.

“Toda essa história demonstra o quanto a Rádio Difusora de Piracicaba, a décima quinta emissora instalada no Brasil, é especial. Ela é especial porque se credenciou como uma rádio da cidade e sempre ao lado do povo’, destacou Moschini.

Legislativo Ronaldo Moschini

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939 Airan Prada

Notícias relacionadas