
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Emissora receberá Moção de Aplausos pelos 80 anos de fundação.
A Rádio Difusora de Piracicaba receberá Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS) é pelos 80 anos de sua fundação. A propositura foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 21.
Fundada em 12 de outubro de 1933, como Rádio Clube, por João Sampaio Góes, foi uma das primeiras emissoras no Brasil. A partir de 1944, passou a se chamar Rádio Difusora.
Em 1950, sob a administração do casal Aristides e Maria Conceição Figueiredo, a Difusora foi conquistando espaços e ganhando a cada dia mais anunciantes. Com a implantação de rádio-novela, novos programas de auditório e grandes shows com orquestras e artistas famosos da Rádio Nacional, como Nelson Gonçalves, Marlene, Angela Maria, Emilinha Borba, Carlos Galhardo e outros, a emissora começou a se destacar.
Com o falecimento de Aristides Figueiredo, no ano de 1962, a direção da Difusora ficou nas mãos da esposa Maria Conceição Figueiredo, que, com determinação, fez a emissora crescer ainda mais. Após três anos, sozinha a frente da rádio e sem filhos, convidou sua sobrinha e afilhada Maria Conceição Pippa e seu noivo José Roberto Soave para ajudá-la na administração.
Em 1965, a estação iniciou a fase sob o comando de José Roberto Soave. Com um trabalho sério e grande capacidade administrativa, investiu bastante nas transmissões de jogos e no jornalismo. Soave deu maior dinamismo à emissora, transformando-a, gradativamente, em uma rádio voltada a prestação de serviços à comunidade, visto que, a partir da década de 70, os shows de auditório começam a se extinguir, e as rádios tiveram que encontrar uma nova maneira de atrair a atenção do ouvinte.
O jornalismo foi uma delas. Foi nessa época que as gincanas começaram a surgir na cidade. Organizadas pela Difusora, elas ocorriam no programa Show das Três, apresentado por Attinilo José. Com o passar do tempo, a disputa foi tomando tal proporção que se formaram até escuderias para participar, criando equipes como a EkyPéXato, Zoom-Zoom, EkyPeralta e EkyPelanka, que, mais tarde, transformaram-se em escolas de samba.
Mas, o maior feito de Soave na emissora foi a implantação da freqüência modulada (FM), em 1977. Após visitar estações de FM nos Estados Unidos, ele importou todos os equipamentos, implantou a FM aqui e aproveitou, na mesma época, para substituir e modernizar toda a aparelhagem da AM. E a Difusora tornou-se, mais uma vez, referência para todo o interior de São Paulo e até para outros estados, que vinham a Piracicaba para conhecer aquela inovação.
Com o falecimento de José Roberto Soave, em 1997, a Rádio Difusora passou a ser dirigida por sua esposa Maria Conceição Pippa Soave e suas filhas Roberta, Andréia e Daniela Soave, que a administram de maneira competente e profissional, consolidando ainda mais a estação como uma das maiores do interior e líder de audiência em nossa região.
“Toda essa história demonstra o quanto a Rádio Difusora de Piracicaba, a décima quinta emissora instalada no Brasil, é especial. Ela é especial porque se credenciou como uma rádio da cidade e sempre ao lado do povo’, destacou Moschini.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município
Câmara aprova moção de apelo por adesão ao Programa Muralha Paulista