EM PIRACICABA (SP) 05 DE DEZEMBRO DE 2017

Reitor da Unimep busca abertura de diálogo em Fórum

Fábio Josgrilberg foi recebido pelos membros do Fórum em Defesa da Unimep na manhã desta terça-feira, na Câmara.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Laura Leite


Em seu segundo encontro, o Fórum em Defesa da Unimep recebeu, nesta terça-feira (5), na Câmara de Vereadores de Piracicaba, o reitor interino da instituição, Fábio Josgrilberg. Presidida pelo chefe do Legislativo, Matheus Erler (PTB), a reunião teve como objetivo ampliar o diálogo entre a direção geral da universidade e a comunidade acadêmica.

Desde o começo do ano, a Câmara acompanha os problemas enfrentados por alunos, professores e funcionários e vem atuando como mediadora em conversas e ações que visem sanar a crise estabelecida.

"Reencantamento da visão pedagógica e da missão da universidade": essa é a principal mudança de que a instituição precisa, segundo Josgrilberg. Para ele, a crise lida não só com problemas internos, mas também externos. "Estamos passando por dois anos seguidos de diminuição dos ingressantes no ensino superior no Brasil, sem contar a crise econômica pela qual todos passamos. Existe uma complexidade em gerir uma instituição sem fins lucrativos, são necessários ajustes no orçamento; porém, tanto a igreja quanto a comunidade acadêmica querem o melhor para a Unimep", comentou.

Vereador e estudante de Direito da Unimep, Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) relatou os problemas que vem enfrentando para concluir a graduação. "Daqui a oito dias eu finalizo o curso, porém minha esposa não conseguiu fazer a matrícula no último semestre e terá que fazer meio ano de curso a mais. Faço um desabafo como aluno, mas como parlamentar entendo a necessidade das ações que o Fórum vem realizando", explicou.

Representando o Sindicato dos Auxiliares, o também presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), João Manoel dos Santos, fez um relato da importância histórica que a Unimep tem na cidade.

"Talvez essa seja a bandeira mais importante levantada pela Câmara este ano. A Unimep foi fundamental para o processo de democracia no país: na época da ditadura militar, a instituição fez um grande movimento contrário, além de abrigar conselhos que eram fortemente perseguidos pelo governo. É impossível não fazermos a defesa desta instituição", comentou.

Apesar de destacar a importância do encontro, o presidente da Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), Milton Souto, defendeu a urgência de ações. "Sabemos das boas intenções do reitor, mas precisamos de iniciativas concretas neste momento", comentou.

Em relação à venda da instituição, Josgrilberg tranquilizou os membros do Fórum. "Seria contraditório eu vir buscar a abertura de um diálogo se houvesse a possibilidade de venda. Não posso negar que a venda foi cogitada por um grupo político da igreja, mas ele foi convencido por outro, do qual eu faço parte, de que a educação é uma missão", afirmou.

Destacando as ações realizadas pelo Fórum desde o início do ano, Erler comentou sobre a importância do Legislativo nesse processo. "A Câmara está acompanhando os problemas desde o início. Apoiamos a greve e realizamos inúmeras ações. Estamos trabalhando no sentido de buscar o diálogo e iniciativas concretas que realmente contribuam para o fim da crise", declarou.

Fórum Defesa da Unimep Paulo Henrique Matheus Erler

Texto:  Assessoria parlamentar

Notícias relacionadas