EM PIRACICABA (SP) 22 DE SETEMBRO DE 2020

Responsabilidade sobre ponte no limite da cidade gera questionamento

Ponte de madeira sobre o rio Corumbataí está localizada na área rural da Pitanga, entre o distrito de Tanquinho, em Piracicaba, e o distrito de Assistência, em Rio Claro.




Toque na imagem para aumentar

Requerimento foi aprovado nesta segunda-feira




A queda, após a travessia de um caminhão carregado de cana de açúcar no último dia 29, da ponte de madeira sobre o rio Corumbataí, localizada na área rural da Pitanga, entre o distrito de Tanquinho, em Piracicaba, e o distrito de Assistência, em Rio Claro, motivou questionamentos sobre quem agora será responsável pela recuperação da estrutura.

O requerimento 451/2020, aprovado na 20ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (21), relata que a Prefeitura de Piracicaba informou que a ponte não pertence ao município e que fica no limite entre Ipeúna, Charqueada e Rio Claro. Já a Prefeitura de Rio Claro, segundo moradores ––"principalmente os agricultores, que necessitam utilizar a ponte e terão que trafegar cerca de 20 quilômetros a mais devido à queda––, afirma que "tal responsabilidade compete à Prefeitura de Piracicaba".

A propositura aprovada pela Câmara pergunta ao Executivo local qual cidade tem responsabilidade sobre a ponte que caiu e quais são os pontos de referência que indicam o limite entre Piracicaba e os demais municípios, acrescido do pedido para que sejam apresentados mapa e documentação legal que comprovem tais informações.

O requerimento também indaga se a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e a Defesa Civil de Piracicaba têm conhecimento sobre a queda da ponte de madeira e se fizeram contato com os Executivos de Rio Claro, Ipeúna e Charqueada "a fim de propor ações em conjunto visando à reconstrução da ponte, tendo em vista os transtornos atualmente causados aos moradores e principalmente aos agricultores".

Além disso, a propositura quer saber quais providências foram adotadas e solicita cópia de documentos encaminhados até o momento. Em caso de resposta negativa, a pergunta é se existe a possibilidade de o governo local propor a realização de uma parceria com os municípios limítrofes a reconstrução conjunta da ponte.

Legislativo Laércio Trevisan Jr

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas