
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Iniciativa do vereador Ary Pedroso Jr. evoca preceitos do Estatuto do Idoso para garantir o direito de cidadania a essas pessoas
Salas de cinemas podem liberar acesso gratuito a idosos em Piracicaba
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Assegurar aos idosos a efetivação do direito a cultura, lazer, cidadania, liberdade, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária, nos termos do artigo 3º do Estatuto do Idoso. Com esses preceitos, o vereador Ary Pedroso Jr. (SD) sustenta a defesa do projeto de lei 158/2019, de sua autoria, em tramitação na Câmara desde 6 de agosto e que segue para receber pareceres das comissões internas antes de vir a plenário nas próximas reuniões ordinárias.
Pelo projeto, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos terão acesso gratuito às salas de cinema nas sessões diurnas das segundas-feiras, devendo ser disponibilizada a quantidade mínima de 30% da capacidade total de cadeiras em cada sala de exibição, em qualquer sessão, às pessoas idosas que nela ingressarão mediante a simples apresentação de documento de identidade legalmente reconhecido.
O direito à gratuidade de acesso deverá ser informado aos cidadãos por cartaz fixado pelas empresas no local das bilheterias dos estabelecimentos.
Na defesa do projeto, o vereador destaca a pertinência da medida em prol do bem-estar social e da melhoria da qualidade de vida da população idosa do município, tendo em vista que "atividades culturais e voltadas ao lazer fomentam a formação de relações saudáveis, sendo que o incentivo ao aumento da convivência comunitária representa maior inclusão dos idosos na dinâmica social como um todo, assegurando-lhes um olhar mais digno e respeitoso por parte da coletividade".
"Não obstante, o desfavorável cenário econômico percebido atualmente recai de forma mais intensa sobre a parcela idosa da população, tendo em vista a dificuldade do exercício de atividades laborais para auferir rendas complementares, considerando o caráter unicamente básico dos haveres da aposentadoria, além de eventuais aumentos de despesas com tratamentos de saúde, motivo pelo qual lhes é de suma relevância o auxílio e incentivo do acesso às atividades culturais e de lazer", destaca o parlamentar.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Moradores do Jardim Chapadão reclamam de abandono de terrenos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município