
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
De autoria do vereador Thiago Ribeiro, Lei 9970/23 foi publicada no Diário Oficial
A Lei nº 9.970/23, que regulamenta os serviços de transportes de passageiros em táxis no Município de Piracicaba e alterou a lei nº 2.387/79, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (7).
De autoria do vereador Thiago Ribeiro (Podemos), a Lei garante benefícios e vantagens para os taxistas como a permissão para uso de veículos com até 10 anos de fabricação, o que já era uma solicitação antiga da categoria.
A Lei prevê ainda que fica permitido a tarifa especial de bandeira 2 no Município, entre o período de 1º de dezembro a 1º de janeiro do ano subsequente, o que, segundo a classe de taxistas da cidade, auxiliará nas despesas como pagamentos de impostos e tributos ao final do ano e trará melhorias na qualidade dos serviços prestados. Cidades como São Paulo e Campinas já possuem o sistema especial de tarifas no período.
Outra reivindicação dos profissionais era o reajuste anual, que em Piracicaba não ocorre há mais de 5 anos. O novo texto estabeleceu e garantiu que o reajuste da classe ocorra de forma automática com base nos índices econômicos IPCA e IGPM e homologados pelo Poder Executivo.
De acordo com a nova Lei, os veículos devem ser compatíveis com o serviço a que se destinam, com condições adequadas de funcionamento, segurança, higiene e conforto, deverão ostentar nos para-brisas a etiqueta de troca de óleo, com data da troca e quilometragem, conforme especificações do fabricante.
A nova Lei visa garantir um mercado mais competitivo, pois estabelece um veículo táxi para cada mil habitantes, o que aumentará a frota na cidade, com veículos mais seguros e motoristas certificados, uma vez que a fiscalização e permissão dos serviços são realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).
O vereador Thiago Ribeiro destaca a importância na alteração e regulamentação da Lei de 1979, que até então regulamentava o serviço na cidade. “É uma grande conquista para a classe de taxistas de Piracicaba. Na elaboração do Projeto eu e minha equipe percorremos a cidade, buscando entender as reais necessidades destes profissionais. A grande maioria descreveu a importância de reajustes anuais, a tarifa bandeira 2 em dezembro e a permissão para poderem usar o veículo por até 10 anos. Agradeço o Prefeito Luciano Almeida (PP), que sancionou a Lei, garantindo que os taxistas tenham melhores condições no dia a dia de trabalho”, concluiu Thiago Ribeiro.
Demais alterações e contribuições ao texto da Lei poderão ser regulamentadas mediante Decreto Municipal, como a cor do carro, que hoje não tem uma obrigatoriedade de ser prata no Município.
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município