
Câmara analisa PLC sobre regularização de edificações irregulares no município
Fabrício Polezi reuniu-se com Daniele Maffei, professora que representa o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (GEMA²), da Esalq
Vereador conhece departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição
Crédito: Assessoria parlamentarNa tarde desta sexta-feira (24) o vereador Fabrício Polezi (PL) esteve na Usp (Universidade de São Paulo), no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, quando se reuniu com a professora Daniele Maffei, para conhecer o Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, onde o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (Gema²) realiza suas pesquisas práticas.
O grupo promove anualmente um “Treinamento de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, voltado para toda a comunidade, afim de capacitar os profissionais ligados às áreas de processamento e comercialização de alimentos (agricultores, padarias, açougues, restaurantes, hortas, feiras e varejões, granjas, pecuaristas e ordenadores) sobre manuseios que devem ser adotados, a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.
Os treinamentos consistem em palestras abordando temas relevantes, alinhados com as regulamentações sanitárias, bem como testes bacteriológicos e atividades práticas sobre manuseio e higiene, realizadas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Universidade.
As experiências obtidas por meio desta atividade resultaram em um trabalho que foi apresentado durante o XI Congresso Latino-Americano e XVII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, realizado de 24 a 26 de abril de 2024 em Natal/RN, tendo sido selecionado em 1º lugar na categoria “Experiências Bem-Sucedidas voltadas à comunidade”. Essa premiação foi justificativa para uma moção de aplausos protocolada pelo vereador Fabricio Polezi.
Nesta visita, o vereador pôde conhecer de perto como funcionam os testes de cultivo de organismos patológicos para estudo, além de participar de uma roda de conversa sobre como é o treinamento de boas práticas na manipulação de alimentos. Além disso, o vereador também visitou os laboratórios e conheceu como funciona o trabalho do Departamento.
“É sempre muito bom poder visitar essa Universidade de grande renome na nossa cidade, que tanto engrandece nosso mundo acadêmico. Parabenizo a professora e doutora Daniele Maffei pelo trabalho desenvolvido com o Gema² e coloco meu trabalho à disposição para qualquer ajuda que precisem", disse Fabrício Polezi.
Câmara analisa PLC sobre regularização de edificações irregulares no município
Vereadores acompanham lançamento de programa oncológico que evidencia a cidade
'Não tem médico suficiente para atender a população', denuncia vereador
Requerimento questiona condições de mobiliário e insumos da USF do Santa Fé I
Fechado para o público, complexo aquático é alvo de questionamentos
Vereador enaltece a realização da 3ª Conferência Municipal do Idoso
75 anos da presença Salesiana em Piracicaba serão celebrados na Câmara
Em requerimento, vereador questiona atendimento prestado em Policlínica
Moção aplaude hospital pelo projeto Mãos Voluntárias
Área verde do Jardim Itaberá levará o nome de “André Carlos Delvaje”
Vereador solicita rampa de acessibilidade na entrada da UPA Vila Sônia
Câmara aprova programa de incentivo à compostagem nas residências
Projeto autoriza abertura de crédito no orçamento da Secretaria de Esportes
Vereador participa do lançamento de obra teológica que aborda mistérios divino
Vereador visita bairros e cobra ações urgentes de infraestrutura