EM PIRACICABA (SP) 07 DE FEVEREIRO DE 2023

Vereador pede manutenção de estradas rurais

Moradores do bairro Nova Vila Nova querem intervenção para melhorias; condições precárias das estradas colocam em risco moradores e a produção, constata Gilmar Rotta




Toque na imagem para aumentar

Vereador pede manutenção de estradas rurais

Crédito: Assessoria parlamentar


O longo período de chuvas tem castigado as estradas rurais nos últimos dois meses. As consequências são os prejuízos aos moradores dos bairros rurais, que enfrentam dificuldades no escoamento das produções, principalmente dos pequenos agricultores e produtores da agricultura familiar. Os problemas têm sido constatados pelo vereador Gilmar Rotta (PP), frequentador dos bairros do extenso território rural de Piracicaba e que, nesta semana, recebeu o pedido de moradores do Nova Vila Nova para que o acesso ao bairro receba manutenção.

Piracicaba soma mais de 2.500 quilômetros de estradas rurais que dão acesso a mais de 1.700 propriedades rurais. “A nossa produção é diversa, vai de frutas a gado, o que exige que as estradas sejam mantidas em bom estado a fim de reduzir as perdas dos produtores”, explica Gilmar.

Outro aspecto do seu acompanhamento das condições das estradas rurais é o grande número de povoados que se formam a grandes distâncias do centro da cidade, criando a necessidade de levar condições de tráfego aos moradores da zona rural, a fim de que tenham acesso facilitado a unidades de saúde, por exemplo, mais próximas às suas localidades.

Morador do Nova Vila Nova há dois anos, o metalúrgico André Mendes solicitou ao vereador Gilmar Rotta intervenção junto a prefeitura, a fim de que o acesso ao bairro receba manutenção. São pouco mais de dois quilómetros que tornaram o trecho intransitável nas últimas semanas. “Todos os dias, o trajeto requer ainda mais atenção, são novos buracos e valetas esculpidos pelas águas que, a continuarem as chuvas e sem manutenção, acabarão por tornar a estrada impedida definitivamente”, disse.

Para alertar a prefeitura do problema e pedir atenção às estradas rurais, Gilmar informou que vai enviar uma indicação ao Executivo, solicitando o reparo da via rural PIR 015L – estrada Antônio Fedato, que tem acesso pela rodovia Fausto Santomauro. “No bairro Nova Vila Nova são mais de dois mil moradores que precisam de acesso à rodovia e aos bairros próximos, a fim de terem acesso a escolas, unidades de saúde e ao centro da cidade”, reforçou o parlamentar. 

Zona Rural Gilmar Rotta

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas