EM PIRACICABA (SP) 08 DE MAIO DE 2024

Vereador protocola moção de apoio a PLC em tramitação na Alesp

Projeto de lei complementar 07/24 tem por objetivo excluir a prova oral das etapas do concurso público para ingresso na Polícia Civil do Estado de São Paulo




Toque na imagem para aumentar

Vereador Paulo Henrique (Republicanos)

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Paulo Henrique (Republicanos) protocolou, na manhã desta quarta-feira (8), a moção 105/24, de apoio ao projeto de lei complementar nº 07/24, em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) referente à proposta de alteração do artigo 5º da Lei Complementar nº 1.151/2011, que tem por objetivo excluir a prova oral das etapas do concurso público para ingresso na Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Paulo Henrique cita, em justificativa, que a exclusão da obrigatoriedade da prova oral tornará o processo seletivo "mais eficiente, justo e menos dispendioso, mantendo a qualidade na seleção dos futuros profissionais da Polícia Civil do Estado de São Paulo".

O vereador argumenta ainda que a prova oral no concurso da Polícia Civil é um método de avaliação que tem sido objeto de críticas frequentes. De acordo com o parlamentar, a realização dessa etapa gera constrangimento e insegurança nos candidatos, além de demandar recursos e tempo desnecessários. O vereador defende que as provas dissertativa e de múltipla escolha já avaliam de forma satisfatória o conhecimento dos candidatos, sendo um mecanismo mais objetivo e imparcial.

O parlamentar ressalta que a fase de investigação social "já é uma etapa fundamental para verificar a conduta e o histórico de cada candidato, garantindo a seleção de profissionais aptos e de conduta ilibada".

Legislativo Paulo Henrique

Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas