
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Adriano Calabresi do Couto Souza ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária desta quinta-feira (10)
Adriano Souza ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (10)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Durante a 19ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (10), o arquiteto e urbanista Adriano Calabresi do Couto Souza utilizou a Tribuna Popular para abordar o tema "Urbanismo e intervenções urbanas". Convidado pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, ele apresentou uma reflexão sobre a importância do planejamento urbano centrado nas pessoas e trouxe comparações entre diferentes realidades urbanas, incluindo exemplos da própria cidade.
Formado em Arquitetura e Urbanismo, com pós-graduação na área, Calabresi é fundador do escritório Vertentes Arquitetura e integra o coletivo Planeja Pira, grupo que reúne cerca de 50 profissionais e interessados em debater soluções urbanísticas para Piracicaba. Em sua fala, destacou que o urbanismo influencia diretamente o bem-estar da população, por meio do desenho das ruas, da arborização e da qualidade dos espaços públicos.
Com o apoio de imagens, ele comparou ruas planejadas para a convivência humana e ruas voltadas exclusivamente para os automóveis, destacando que a estrutura urbana deve equilibrar o fluxo de veículos com ambientes convidativos para o pedestre. Calabresi citou o urbanista dinamarquês Jan Gehl como referência e mostrou exemplos de cidades brasileiras que investiram em projetos de requalificação urbana, como Campinas, Joinville, Campo Grande e Santos, além de cidades do interior paulista, como Votuporanga.
Ao longo da apresentação, o arquiteto pontuou que muitos espaços públicos de Piracicaba estão degradados, com calçadas danificadas, lixeiras quebradas e bancos públicos em condições precárias. Utilizou o Largo da Santa Cruz como exemplo de local central que, apesar de sua relevância, carece de manutenção e atenção do poder público.
Ele também apresentou alternativas ao uso excessivo de radares e semáforos no combate à violência no trânsito, defendendo intervenções urbanas que induzam à redução de velocidade por meio do redesenho das vias. Em sua análise, o investimento em infraestrutura viária deve considerar também a melhoria dos espaços públicos de convivência.
Calabresi finalizou sua fala defendendo a reestruturação de políticas urbanísticas no município e sugerindo que a Câmara possa colaborar com propostas que incentivem o Executivo a retomar iniciativas voltadas ao urbanismo humanizado. Destacou ainda a importância de uma secretaria específica para o tema, lembrando que a cidade perdeu protagonismo na área após o encerramento do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap). Segundo ele, "urbanismo é também autoestima, saúde e valorização da cidade".
Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson
Orador traz histórico do complexo Beira Rio e defende atual traçado urbanístico
Arquiteta defende tombamento emergencial do Complexo Beira Rio
Oradora critica proposta que altera forma de análise de projetos urbanísticos
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em parques infantis
Na Tribuna Popular, orador apresenta serviços prestados por clínicas
Na Tribuna Popular, orador fala sobre pedágios na SP-304
Orador divulga na Tribuna Popular projeto para a volta do circo-teatro
Auma tem trabalho pioneiro no cuidado de pessoas com TEA em Piracicaba
Tribuna Popular trata da conscientização sobre o autismo
Centro do Câncer da Santa Casa contará com novo equipamento
Oradora pede apoio para a atuação de protetores independentes
Oradora pede apoio por viabilização do Plano de Proteção à Mulher
Dissídio dos servidores municipais é tema na Tribuna Popular
Tribuna Popular: orador enaltece importância do servidor público