EM PIRACICABA (SP) 24 DE ABRIL DE 2025

Câmara aprova 28 proposituras na reunião ordinária desta quinta (24)

Foram igualmente aprovados durante a 21ª Reunião Ordinária pedidos para que sete projetos de autoria do Executivo tramitem em regime de urgência na Casa




Toque na imagem para aumentar

As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, no Plenário "Francisco Antonio Coelho"

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Os vereadores aprovaram, na noite desta quinta-feira (24), durante a 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, um total de 28 proposituras, incluindo projetos de lei, requerimentos, moções e um projeto de decreto legislativo.

Ao todo, foram aprovados sete projetos de lei em primeira discussão e um em segunda; um projeto de decreto legislativo, em redação final, que institui na Casa a Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Rua do Porto; quatro moções e 15 requerimentos.

Desse total de proposituras, uma moção e quatro requerimentos foram aprovados em regime de urgência, entre eles o requerimento 392/2025, que convoca secretários municipais e convida autoridades e entidades das áreas de arquitetura e engenharia para participarem de Audiência Pública na noite do dia 13 de maio de 2025, na Câmara, para tratar da tramitação de processos referentes a construções, reformas, demolições, regularizações e outros.

Entre os projetos de lei aprovados, dois tratam da abertura de crédito adicional especial no Orçamento do Município de 2025. O PL 61/2025, em segunda discussão, autoriza a abertura de crédito por meio do superávit da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, e o PL 62/2025, aprovado em primeira discussão, com mensagem modificativa, autoriza a abertura de crédito adicional especial por meio do superávit das Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, do Fundo Municipal de Manutenção e Educação para o Trânsito e do Fundo Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, além da anulação parcial da dotação do Fundo Especial dos Bombeiros.

O projeto de lei complementar 05/2025, de autoria do Executivo, que trata da aceleração da análise de projetos urbanísticos, recebeu emendas e saiu da pauta. A propositura volta a ser debatida na próxima segunda-feira (28), para quando estão convocadas duas sessões extraordinárias, na sequência da 22ª Reunião Ordinária, para deliberar sobre o tema.

Urgências -Os parlamentares também aprovaram, na noite desta quinta-feira, sete pedidos do Executivo para que projetos de lei e projetos de lei complementar de sua autoria tramitem na Casa em regime de urgência, ou seja, com prazos mais curtos de análise pelas Comissões da Câmara e prioridade de votação.

Foram aprovados pedidos de urgência para a tramitação dos projetos de lei complementar 8/2025, sobre a Contribuição sobre a Iluminação Pública (Cosip); 9/2025, sobre regularização de edificações; 10/2025, relativo à doação de imóveis e desenvolvimento econômico; e 11/2025, que versa sobre Regularização Fundiária.

Também foram aprovados pedidos de urgência aos projetos de lei 94/2025, sobre a concessão do Parque do Mirante; 95/2025, a respeito do Parque Tecnológico; e 96/2025, que trata de cobranças do Semae para empreendimentos.

Tribuna popular - A tribuna popular da 21ª Reunião Ordinária recebeu três oradores: Cecília de Lara Haddad abordou o tema “Manifestação contra a mudança na legislação para aprovação de loteamentos no município de Piracicaba”; Bartira Mendes de Campos Louzada discorreu sobre o tema “Patrimônio do Município, valores culturais, arquitetônicos, ambientais, naturais, imateriais e as instâncias protetivas desses bens”; e Paulo José Keffer Franco Netto falou sobre o “Complexo Beira Rio, sua importância histórica, cultural e de preservação”.

As reuniões ordinárias da Câmara acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e pelas redes sociais da Casa. As sessões também são transmitidas ao vivo, a partir das 20 horas, pela Rádio Educativa FM (105,9).

Reunião Ordinária

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas