
PL prevê afixação de carta de direitos de crianças e adolescentes em escolas
Projeto de lei aprovado em primeira discussão nesta segunda (9) prevê obrigatoriedade de afixação da Carta de Direitos da Criança e do Adolescente em escolas no município
As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, no Plenário "Francisco Antonio Coelho"
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite desta segunda-feira (9), durante a 33ª Reunião Ordinária, um projeto de lei que busca tornar obrigatória a afixação da "Carta de Direitos da Criança e do Adolescente" nas escolas públicas e privadas do município.
De autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), o projeto de lei 102/2025 foi aprovado em primeira discussão, com substitutivo da CLJR (Comissão de Legislação de Redação, Justiça e Redação).
O texto prevê que a Carta deverá conter linguagem simples, acessível e compatível com as faixas etárias atendidas, bem como ser afixada em local de fácil acesso e ampla circulação de estudantes, “conforme definido pela direção da escola”.
A propositura também dispõe que o documento trará, de forma clara e acessível, “os principais direitos garantidos pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/1990) e pela Lei Orgânica do Município”.
A Carta afixada deverá igualmente contemplar, no mínimo: o direito à vida e à saúde; o direito à educação, ao esporte e ao lazer; o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; o direito à convivência familiar e comunitária; o direito à cultura, à profissionalização e à proteção no trabalho; e o direito à proteção contra todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão .
“A divulgação permanente da Carta de Direitos nas escolas reforça o conhecimento e a conscientização dos estudantes sobre seus direitos, fortalecendo a cidadania desde a infância, prevenindo violações e estimulando uma cultura de respeito e proteção. Além disso, a medida se alinha com as diretrizes e objetivos do Plano Municipal de Educação, que busca promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os estudantes”, afirma o vereador na justificativa do projeto.
Para se tornar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão para, na sequência, ser apreciado pelo Executivo, que pode vetar ou sancionar o texto.
Outras matérias - Os vereadores ainda aprovaram outras 34 matérias: três projetos de decreto legislativo que concedem honrarias; nove moções de aplausos; 14 requerimentos sobre temas diversos; o projeto de lei 14/2025, de autoria de Thiago Ribeiro (PRD), já em segunda discussão, que dispõe sobre procedimentos relacionados à humanização do luto materno e parental nos hospitais públicos e privados no município; além de sete projetos de lei em primeira discussão.
Desses projetos aprovados, cinco tratam de denominações de vias e espaços públicos, e outros dois, do Executivo, sobre a abertura de créditos adicionais no orçamento.
O projeto de lei 112/2025 autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no valor total de R$ 7.245.000,00, através de anulação parcial de dotações orçamentárias das Secretarias Municipais de Educação e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos.
Já o projeto de lei 137/2025, por sua vez, autoriza a “abertura de créditos adicionais especial (por excesso de arrecadação) e suplementares (por anulação parcial) de dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social”.
O projeto de lei 136/2025, que trata da abertura de créditos adicionais suplementares no valor total de R$ 64.055.000,00, através de anulação parcial de dotações orçamentárias da Prefeitura Municipal de Piracicaba, destinadas à cobertura de despesas com folha de pagamento das secretarias e órgãos municipais, teve sua votação adiada.
Tribuna Popular - A tribuna popular da 33ª Reunião Ordinária contou com a participação de dois oradores: Érica Aparecida Frasseto Delagracia, que falou sobre os grupos “Al-Anon”, voltados a familiares de dependentes de álcool; e Rosana Pereira Bollis, que abordou o papel desempenhado pelos Conselhos Tutelares na cidade e um evento comemorativo aos 35 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a ser realizado no dia 29 de julho.
Transmissão das Reuniões - As reuniões ordinárias do Legislativo municipal acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canal 11.3 da TV aberta digital; 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e pelas redes sociais da Casa. A Rádio Educativa FM (105,9) também transmite as sessões, ao vivo, a partir das 20 horas.
PL prevê afixação de carta de direitos de crianças e adolescentes em escolas
Câmara aprova projeto que estabelece atendimento humanizado para luto materno
Câmara aprova projeto voltado à regularização de núcleos urbanos e rurais
Câmara aprova 32 proposituras na reunião ordinária desta segunda-feira (26)
Câmara aprova 17 proposituras na 28ª Reunião Ordinária
Reunião ordinária tem aprovação de matérias com foco na saúde
Câmara aprova 15 proposituras na 26ª Reunião Ordinária, nesta quinta (15)
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Pacote de projetos do Executivo é aprovado em reuniões extraordinárias
Câmara aprova 28 proposituras na reunião ordinária desta quinta (24)
Vereadores cobram revogação oficial dos pedágios na rodovia SP-304
Câmara terá audiência em maio para discutir proteção ao Rio Piracicaba
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Requerimento questiona negativa do Samu para atendimento a professora
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores