Rua no bairro Dona Antônia recebe nome de “Maria Della Porte Viscardi”
CLJR recebe mais dois vetos do Executivo
Propostas de implantação de pagamento de tributos com pix e código QR em placas de obras públicas foram vetadas pelo Poder Executivo
Um dos vetos já recebeu parecer contrário da CLJR
Crédito: Samuca MiazakiDepois do pacote de 11 vetos encaminhados pelo Poder Executivo este ano, a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) recebeu, em reunião nesta quarta-feira (17), mais dois vetos a proposituras de iniciativa parlamentar. Um deles já recebeu parecer contrário da comissão, que seguiu a nota técnica elaborada pela Procuradoria Legislativa. Compõem a comissão os vereadores Acácio Godoy (Avante), presidente, Thiago Ribeiro (PRD), relator e Paulo Camolesi (PSB), membro.
Está com parecer contrário o veto ao projeto de lei complementar 19/2023, de autoria de Thiago Ribeiro, que dispõe sobre o pagamento de tributos com cartão de débito, cartão de crédito ou pix. Nas razões de veto, o prefeito Luciano Almeida (PP) alega inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público da matéria, por ingerir na administração dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Finanças, o que seria competência exclusiva do Poder Executivo. A CLJR já havia emitido parecer favorável ao projeto, por considerar jurisprudências que não apontam vício de iniciativa na matéria.
Também foi vetado o projeto de lei 239/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que dispõe sobre a implantação de código QR em placas de obras públicas, para fins de fiscalização e transparência. A CLJR recebeu o veto e ainda deverá elaborar parecer. Depois de receberem pareceres, os vetos serão levados para votação em Plenário.
“O Direito avança. Nós temos a tranquilidade, que já foi várias vezes confirmada pelos tribunais, que nós contemplamos uma visão contemporânea do entendimento do papel do vereador”, avaliou o presidente da comissão, Acácio Godoy. “Se não houver fundamento jurídico que contrarie a visão que adotamos, vai sofrer parecer contrário, como outros sofreram”.
Outras proposituras – Na reunião desta quarta-feira (17), a CLJR ainda emitiu pareceres favoráveis ao PL 51/2024, também de autoria de Thiago Ribeiro, que estabelece o sinal de alerta amarelo para os semáforos entre meia-noite e quatro horas da manhã; PL 56/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre o fornecimento de fraldas descartáveis para crianças, idosos, pessoas com deficiência, com doenças raras e transtorno de espectro autista pelo poder público; e PL 54/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que prorroga o prazo de validade da carteira de identificação de passageiros com deficiência pelo transporte público e dispensa a renovação do laudo médico para obtenção do benefício.
Também receberam pareceres favoráveis um projeto de decreto legislativo para concessão de honraria, dois PLs que tratam da instituição de datas comemorativas no calendário oficial de eventos do município e dois PLs de denominações de espaços públicos. Quatro moções foram consideradas aptas.
Notícias relacionadas
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em segunda discussão
Vereador faz balanço de ações ao longo do mandato
Vereador acompanha recape em ruas do bairro Alvorada
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Orçamento municipal para 2025 é apresentado em audiência pública
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em primeira discussão
Câmara aprova requerimento e convoca audiência pública sobre LOA 2025
Ampliação da estrutura da Ares-PCJ tem parecer favorável da CLJR
Duas audiências públicas precedem a votação do Orçamento de 2025
Vereador acompanha início de obras de melhorias na rua Clara Nunes
Vereador participa da abertura de Semana Antirracismo em escola
Rua no Parque dos Laranjais é denominada de "Édson Francisco Santiago"
Vereador quer saber da Prefeitura se há reclamações contra empresa