EM PIRACICABA (SP) 26 DE JUNHO DE 2023

Comissão de Ética indica arquivamento de ação por falta de decoro

Em reunião na manhã desta segunda-feira (26), integrantes do colegiado defenderam “diálogo para manter boa convivência” entre parlamentares




Toque na imagem para aumentar

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar se reuniu na manhã desta segunda-feira (26)

Crédito: Samuca Miazaki


A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Piracicaba indicou que irá pedir o arquivamento da denúncia movida pelo vereador Fabrício Polezi (Patriota) contra o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. Em reunião na manhã desta segunda-feira (26), os integrantes do colegiado informaram, ainda, que vão recomendar que o presidente da Mesa Diretora, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, reúna os parlamentares em prol do “diálogo para manter boa convivência”. 

“A relatoria da comissão demonstrou que não havia provas suficientes para haver uma condenação e sim uma recomendação para que, quando ocorre essas discussões que não são favoráveis à Câmara, para que o presidente convide todos os vereadores para que haja um termo de consciência para que a relação seja mais favorável”, destaca o vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, presidente da Comissão de Ética.

A ação foi movida por Polezi contra Cassio Fala Pira por ter se sentido ofendido durante a reunião ordinária de 11 de maio. Na ocasião, logo após a votação do pedido para cassação do prefeito Luciano Almeida (PP) – rejeitado pela maioria do plenário, por 11 x 10 –, os parlamentares discutiram no plenário, chegando a ser controlados por outros vereadores.

“Entendemos que, ali, houve ofensas dos dois lados, portanto não havia elementos para uma pena rígida neste sentido”, destaca o vereador Gustavo Pompeo (Avante), relator da Comissão de Ética. Ele também detalha que a mesma ação aponta ofensas proferidas por meio de aplicativo de mensagens, “no entanto, isso é algo que foge do alcance desta comissão, devendo ser tratado na Justiça comum”, acrescenta.

Membro da Comissão de Ética, a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) lamentou o ocorrido no plenário da Câmara. “Embora eu, particularmente, condene esse tipo de atitude agressiva, nós, enquanto comissão, precisamos seguir o que determina a lei”, disse, ao elogiar a decisão do colegiado. 

O relatório deverá ser elaborado nos próximos dias e ser assinado pelos integrantes da Comissão de Ética.

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar Rerlison Rezende Alessandra Bellucci Gustavo Pompeo

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas