
Vereador é convidado para cerimônia da passagem de comando no CPI-9
Vereadora destacou importância do projeto Vizinhança Solidária, com o objetivo de ampliar a segurança nos bairros
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou no último dia 2 da reunião do Conseg (Conselhos Comunitário de Segurança), realizada na Consultoria de Imóveis Frias Neto. O encontro contou com representantes das Polícias Militar e Civil, da Guarda Civil Municipal e de membros da comunidade.
Os tópicos abordados na reunião apresentados pela parlamentar foram o projeto “Vizinhança Solidária”, criado e desenvolvido pela Polícia Militar e sobre as unidades públicas de assistência social de Piracicaba, desenvolvidas pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), que são o CRAS e o CREAS, e programas habitacionais do governo.
De acordo com a Coronel Adriana, o projeto “Vizinhança Solidária” é uma ferramenta de policiamento preventivo que une os moradores de um bairro de forma a se comunicarem e pedirem ajuda à polícia caso perceberem movimentações estranhas ou incomum nas ruas, residências, condomínios ou comércios da região. O intuito da vereadora é que essa ação seja cada vez mais presente no município.
As unidades públicas desenvolvidas pela Semdes têm por objetivo oferecer auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.
Para a Coronel Adriana, quando se promove esse tipo de assistência do município, há uma diminuição nos índices de criminalidade. O objetivo da parlamentar é que mais pessoas em situação de vulnerabilidade conheçam essas unidades públicas.
Como justificativa, ela apresentou os dados de que Piracicaba teve queda nos índices criminais em 2017, segundo a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). Houve redução nos casos de homicídios (de 28 para 16); nos roubos em geral (de 1.406 para 1.181); e nos roubos de veículos (de 464 caíram para 286). Os furtos em geral também apresentaram redução (de 4.337 em 2016 para 3.676 em 2017) e os furtos de veículos caíram de 1.305 para 1282.
"Esta é a importância dos Consegs, nas reuniões as pessoas podem ser ouvidas por aqueles que têm a responsabilidade de solucionar os problemas e apresentar soluções. Essas providências trazem maior segurança e qualidade de vida para a população”, finaliza Coronel Adriana.
Vereador é convidado para cerimônia da passagem de comando no CPI-9
Vereador destaca reivindicações da região do Nova Piracicaba
Vereador pede melhorias para o Glebas Califórnia
Vereador destaca reforço na segurança do distrito de Artemis
Piracicaba pode ter nova DDM com atendimento 24 horas
Projeto defende alteração da Lei Orgânica para criar Polícia Municipal
Audiência cobrará instalação pelotão escolar em antiga sede da PM
Vereador cobra instalação de pelotão escolar em antiga base da PM
PL permite atuação de guardas municipais como polícia
Vereador discute em Brasília demandas sobre Segurança Pública
Vereadora apresenta demandas à Guarda Civil e ao Pelotão Ambiental
Câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança da região de Artemis
Vereador questiona terceirização de serviço de monitoramento
Segurança no Distrito de Artemis é debatida em reunião
Ciclo de palestras no distrito Uninorte aborda segurança no trânsito