
Vereador é convidado para cerimônia da passagem de comando no CPI-9
Ana Pavão (PL) estava acompanhada da assessoria da deputada federal e policial militar Kátia Sastre (PL)
A visita ao 16° Grupamento de Bombeiros foi realizada no último dia 7 (quarta)
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Ana Pavão (PL) visitou na última quarta-feira (7), o 16° Grupamento de Bombeiros com intuito de conhecer o local e ouvir as demandas. A vereadora estava acompanhada do Tenente Paulo Ricardo Rosseti e da assessoria da deputada federal e policial militar Kátia Sastre (PL), composta pelo Coronel Felício Kamiyama, chefe de gabinete, e pela assessora Viviane Martins Camargo.
A visita abordou assuntos sobre melhorias de atendimento das ocorrências realizadas através do 193. “Antigamente, havia uma capital de comando do Corpo de Bombeiros no litoral, um comando de Bombeiros Metropolitanos - que tinha uma atenção no cuidado dos quartéis na região metropolitana e capital - e tinha um Comando de Bombeiros do Interior (CBI) que ficava na capital. Juntamente, havia um coronel do CBI, um coronel metropolitano e um do corpo de bombeiros”, explicou o Tenente Rosseti.
Atualmente, a central do 193 está localizada em Campinas, contemplando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e visa a qualidade e a agilidade no atendimento. Denominada de COBOM (Centro de Operações de Bombeiros), a central é integrada com o COPOM (Centro de Operações de Polícia Militar). Nesta central são realizados o cadastro dos cidadãos e o cadastro das ocorrências, que logo são distribuídas às equipes de atendimento aos munícipes. As ocorrências também são encaminhadas aos representantes das Forças de Segurança, sendo elas o Comando de Aviação da Polícia Militar - Helicóptero Águia. “Antes dessa centralização deste atendimento, muitas cidades do interior não possuíam nem o 193. Com a Central distribuída entre Bauru, Campinas e Guarujá, conseguimos socorrer mais pessoas”, ressaltou Rosseti.
Ana Pavão relatou que já estava em discussão com a deputada federal Policial Kátia Sastre e outros parceiros a necessidade de dar uma atenção sobre essas demandas e estruturar cada vez mais o atendimento e equipamentos. “A demanda que compartilhamos com a deputada e outros parceiros seria para centralizar as chamadas do 193 aqui na cidade. O que acontece é que a mesma ocorrência chega para os policiais, os bombeiros e outros canais de atendimento, levando a movimentação e atendimento de toda equipe em um mesmo local”, disse Ana Pavão.
O Coronel Felício Kamiyama, chefe de gabinete da deputada Kátia Sastre, informou que, em 2020, a deputada foi a representante do estado de São Paulo que mais destinou verbas para a segurança. “Somando os três anos da parlamentar, foram mais de 16 milhões de reais endereçados para a Segurança Pública estadual e municipal, melhorando a estrutura e suporte para a população”, declarou
Durante a visita, o Tenente Rosseti informou que o 16° Grupamento de Bombeiros conseguiu para o município uma parceria com o GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento de Urgências) que conta com uma viatura de transporte para a equipe médica, um enfermeiro e um motorista militar (bombeiro), "para que a emergência tenha um atendimento rápido e intermediário".
Vereador é convidado para cerimônia da passagem de comando no CPI-9
Vereador destaca reivindicações da região do Nova Piracicaba
Vereador pede melhorias para o Glebas Califórnia
Vereador destaca reforço na segurança do distrito de Artemis
Piracicaba pode ter nova DDM com atendimento 24 horas
Projeto defende alteração da Lei Orgânica para criar Polícia Municipal
Audiência cobrará instalação pelotão escolar em antiga sede da PM
Vereador cobra instalação de pelotão escolar em antiga base da PM
PL permite atuação de guardas municipais como polícia
Vereador discute em Brasília demandas sobre Segurança Pública
Vereadora apresenta demandas à Guarda Civil e ao Pelotão Ambiental
Câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança da região de Artemis
Vereador questiona terceirização de serviço de monitoramento
Segurança no Distrito de Artemis é debatida em reunião
Ciclo de palestras no distrito Uninorte aborda segurança no trânsito