EM PIRACICABA (SP) 15 DE JULHO DE 2021

Em reunião, vereadora sugere centralização das chamadas 193 na cidade

Ana Pavão (PL) estava acompanhada da assessoria da deputada federal e policial militar Kátia Sastre (PL)




Toque na imagem para aumentar

A visita ao 16° Grupamento de Bombeiros foi realizada no último dia 7 (quarta)

Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Ana Pavão (PL) visitou na última quarta-feira (7), o 16° Grupamento de Bombeiros com intuito de conhecer o local e ouvir as demandas. A vereadora estava acompanhada do Tenente Paulo Ricardo Rosseti e da assessoria da deputada federal e policial militar Kátia Sastre (PL), composta pelo Coronel Felício Kamiyama, chefe de gabinete, e pela assessora Viviane Martins Camargo.

A visita abordou assuntos sobre melhorias de atendimento das ocorrências realizadas através do 193. “Antigamente, havia uma capital de comando do Corpo de Bombeiros no litoral, um comando de Bombeiros Metropolitanos - que tinha uma atenção no cuidado dos quartéis na região metropolitana e capital - e tinha um Comando de Bombeiros do Interior (CBI) que ficava na capital. Juntamente, havia um coronel do CBI, um coronel metropolitano e um do corpo de bombeiros”, explicou o Tenente Rosseti.

Atualmente, a central do 193 está localizada em Campinas, contemplando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e visa a qualidade e a agilidade no atendimento. Denominada de COBOM (Centro de Operações de Bombeiros), a central é integrada com o COPOM (Centro de Operações de Polícia Militar). Nesta central são realizados o cadastro dos cidadãos e o cadastro das ocorrências, que logo são distribuídas às equipes de atendimento aos munícipes. As ocorrências também são encaminhadas aos representantes das Forças de Segurança, sendo elas o Comando de Aviação da Polícia Militar - Helicóptero Águia. “Antes dessa centralização deste atendimento, muitas cidades do interior não possuíam nem o 193. Com a Central distribuída entre Bauru, Campinas e Guarujá, conseguimos socorrer mais pessoas”, ressaltou Rosseti.

Ana Pavão relatou que já estava em discussão com a deputada federal Policial Kátia Sastre e outros parceiros a necessidade de dar uma atenção sobre essas demandas e estruturar cada vez mais o atendimento e equipamentos. “A demanda que compartilhamos com a deputada e outros parceiros seria para centralizar as chamadas do 193 aqui na cidade. O que acontece é que a mesma ocorrência chega para os policiais, os bombeiros e outros canais de atendimento, levando a movimentação e atendimento de toda equipe em um mesmo local”, disse Ana Pavão.

O Coronel Felício Kamiyama, chefe de gabinete da deputada Kátia Sastre, informou que, em 2020, a deputada foi a representante do estado de São Paulo que mais destinou verbas para a segurança. “Somando os três anos da parlamentar, foram mais de 16 milhões de reais endereçados para a Segurança Pública estadual e municipal, melhorando a estrutura e suporte para a população”, declarou

Durante a visita, o Tenente Rosseti informou que o 16° Grupamento de Bombeiros conseguiu para o município uma parceria com o GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento de Urgências) que conta com uma viatura de transporte para a equipe médica, um enfermeiro e um motorista militar (bombeiro), "para que a emergência tenha um atendimento rápido e intermediário".

 

Segurança Ana Pavão

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas