
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em parques infantis
Simone Seghese usou a Tribuna Popular e lamentou que o prefeito Helinho Zanatta ainda não tenha recebido o segmento para discutir políticas públicas
Simone Seghese pediu que se levante a bandeira por agendamento de reunião com o prefeito
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A advogada Simone Seghese foi a oradora da Tribuna Popular, durante a 17ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (3), onde fez um apelo por apoio à elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em Piracicaba. Vice-presidente do Projeto Heróica, conselheira da Mulher, membro da rede feminina e presidente da Comissão de Relacionamentos Institucionais da OAB-Piracicaba, a oradora destacou a necessidade de uma reunião com o prefeito Helinho Zanatta (PSD) para iniciar à implementação do plano.
“O prefeito demonstrava bastante interesse em fomentar a erradicação da violência contra a mulher, mas até o momento não conseguimos conversar com ele”, lamentou. “É o Plano que deve embasar a conduta municipal. É importante ter as diretrizes para o direcionamento das políticas públicas”.
A oradora apresentou dados do último Censo, que atestam que 51% da população de Piracicaba é feminina, com 30 mil indivíduos a mais do que a população masculina. Além disso, das 92 mil pessoas inscritas no CadUnico, 53 mil são mulheres. Dessa parcela, nove mil não têm instrução escolar e 21 mil mulheres sustentam as casas sozinhas. Há ainda uma fila de quatro mil mulheres esperando exame de mamografia. Nesse contexto, a cidade registrou 11 tentativas de feminicídio, das quais duas consumadas, no ano passado.
De acordo com Simone Seghese, é o prefeito quem precisa oficializar a criação de uma comissão para elaboração do plano, convocar as secretarias envolvidas e promover o agendamento de uma consulta pública que vai levantar os dados necessários para serem acrescidos ao Plano. “Piracicaba passa vergonha nesse sentido. Municípios vizinhos já tem plano municipal”, comentou. “Peço a todos que levantem essa bandeira para o agendamento de uma conversa com prefeito”.
Em aparte, a vereadora Rai de Almeida (PT), que é também titular da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, lembrou que essa conversa com o prefeito é urgente. “Não podemos nos silenciar e aceitar o silenciamento dos nossos governantes. Precisamos de políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres, em todas as áreas”, afirmou.
Confira, no vídeo, o discurso completo da Tribuna Popular.
Na Tribuna Popular, oradora pede manutenção em parques infantis
Na Tribuna Popular, orador apresenta serviços prestados por clínicas
Na Tribuna Popular, orador fala sobre pedágios na SP-304
Arquiteto propõe o urbanismo como “motor de transformação” da cidade
Orador divulga na Tribuna Popular projeto para a volta do circo-teatro
Auma tem trabalho pioneiro no cuidado de pessoas com TEA em Piracicaba
Tribuna Popular trata da conscientização sobre o autismo
Centro do Câncer da Santa Casa contará com novo equipamento
Oradora pede apoio para a atuação de protetores independentes
Dissídio dos servidores municipais é tema na Tribuna Popular
Tribuna Popular: orador enaltece importância do servidor público
Na Tribuna Popular, orador pede atenção para a piscina municipal
Professor denuncia atendimento precário na rede pública de saúde
Greve na Receita Federal é tema de discurso na tribuna popular
Orador questiona escalonamento da conta de água para comerciantes