Criação de Fórum em Defesa da Cultura recebe parecer conjunto
Piracicaba terá festival de choro em setembro
Projeto foi apresentado à Secretaria de Ação Cultural, com apoio do Mandato Coletivo A Cidade é Sua
Objetivo do evento é promover o choro como importante gênero instrumental da música brasileira
Crédito: Assessoria parlamentarO Mandato Coletivo A Cidade é Sua recebeu, nesta terça-feira (20), o violonista piracicabano Alessandro Penezzi. O multi-instrumentista é considerado um dos grandes virtuosos do violão brasileiro, recebendo inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Na ocasião, o artista apresentou o projeto do 1º Penezzi Choro Camp, que será o primeiro festival de choro a ser realizado em meio à natureza, de 21 a 24 de setembro, em Piracicaba. Os participantes terão quatro dias de imersão musical, com aulas de violão de 7 e 6 cordas, bandolim, cavaquinho, pandeiro e clarinete.
O festival terá como patrono o professor e violonista piracicabano Sergio Belluco. A programação conta com a celebração dos 94 anos de contribuição do artista para a música. Para Penezzi, “o professor Sérgio Belluco é um grande mestre e mentor, sem o qual a sua história certamente não seria a mesma”.
O objetivo principal do evento é promover o choro como importante gênero instrumental da música brasileira e que tem inúmeros músicos no Brasil e no mundo, mas que precisa ser apresentado e dialogado com as novas gerações, dado a sua enorme riqueza cultural e qualidade musical. As aulas serão ministradas por referências do choro no país, como Roberta Valente (pandeiro e percussão), Milton Mori (cavaquinho e bandolim), Alexandre Ribeiro (clarinete e sopros) entre outros.
Além disso, em todas as noites haverá rodas de choro para que os participantes possam praticar e compartilhar conhecimentos entre si. A cada ano, o festival terá um homenageado especial. Nesta edição, o homenageado será Luizinho 7 cordas, renomado violonista do choro e samba.
O projeto também foi apresentado por Alessandro Penezzi e o representante do Mandato Coletivo Pablo Carajol, nesta terça-feira (20), em reunião com o secretário municipal de Ação Cultural, Carlos Beltrame, que assumiu o compromisso de apoiar a realização do evento.
Também foi definido que, no dia 21 de setembro, quinta-feira, haverá a abertura da programação do festival com uma roda de choro com os professores e convidados, no Hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, às 20 horas, com entrada franca. A produção do artista ainda busca apoios e parcerias para a estrutura do festival.
Notícias relacionadas
Vereador participa de inauguração da nova Pinacoteca
Vereador divulga atividades da Sinfônica de Piracicaba em 2024
Reunião na Semac discute futuro do Miss Piracicaba
Câmara recebe exposição fotográfica 'Ruas, Vielas e Becos' até dia 17
Vereadora protocola projeto para criar a Semana Municipal de Cinema
Reunião na Semac inicia discussões para novo projeto na cidade
Reunião reforça apoios à 32ª Semana Cultural na Esalq
Classe artística cobra continuidade em políticas públicas para cultura
Secretaria de Educação vai assumir o antigo prédio da Pinacoteca
Reunião pública discute fomento municipal à cultura, nesta terça (29)
Gabinete do Mandato Coletivo recebe visita de pesquisadores
Coleção especial reúne fotografias atuais e antigas de Piracicaba
'Memória Musical Caipira' tem material entregue nesta quinta-feira
'Construção coletiva', plano quer tornar Piracicaba 'cidade leitora'