
Moção apoia proposta de correção da tabela do Imposto de Renda
Reunião pública tratou do fomento municipal à cultura; artistas cobraram retorno da institucionalidade do conselho municipal e popularização do acesso aos recursos
Reunião pública debateu necessidade de popularização do acesso à cultura
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A continuidade das políticas públicas culturais é um dos principais desafios para o segmento, concluíram os artistas que participaram da reunião pública promovida nesta terça-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal de Piracicaba. O encontro atende ao requerimento nº 691/2023, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), para debater o fomento municipal à cultura. Participaram do debate os secretários municipais da Ação Cultural, Carlos Beltrame e de Educação, Bruno Roza, além de representantes do Conselho Popular de Cultura, do Conselho Municipal de Cultura e artistas de diversas áreas.
O artista e produtor José Renato Fonseca de Almeida foi convidado para falar sobre o fomento municipal à cultura e destacou a necessidade de criação de políticas públicas continuadas. “Quando se investe somente no show de fim de ano, nos eventos do aniversário da cidade e outros, quando se faz só isso, não se está investindo em cultura, mas em eventos”, explicou. Ele salientou que essa continuidade envolve o planejamento de um orçamento regular para os programas.
Para isso, segundo o produtor, é fundamental que se faça um mapeamento cultural que envolva as questões de territorialidade e diversidade. “Se não soubermos quem somos, quantos somos, onde estamos e o que fazemos, não dá para elaborar políticas públicas”, colocou. José Renato ainda falou sobre a necessidade de popularização do fomento à cultura, já que é preciso que os recursos cheguem até a população mais simples que produz cultura, mas não tem acesso aos recursos públicos.
Ele comentou sobre ferramentas que podem ser utilizadas para atingir esses objetivos, como o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal de Cultura. “A cadeia produtiva da cultura gera lucro financeiro, social e produz a ocupação de espaços públicos no município”, argumentou.
Comcult – A representante do Conselho Popular de Cultura, Fernanda Ferreira, defendeu uma revisão do Plano Municipal de Cultura, aprovado em 2020 e a realização da próxima Conferência Municipal de Cultura. Artistas que participaram da reunião também cobraram o secretário a respeito da destituição, pelo atual governo municipal, do antigo Conselho de Cultura que havia sido eleito. O conselho foi reformulado com novos integrantes, mas segundo eles, sem a representatividade dos diversos segmentos da classe artística.
O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, disse que quer captar as necessidades do segmento e que está aberto a um trabalho conjunto para a democratização do acesso ao fomento. Para a vereadora Rai de Almeida, o debate também deve ser continuado, o que ela poderá promover através do trabalho como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Ela ainda sugeriu ao Poder Executivo que estude a possibilidade de criação de uma legislação que garanta recursos de forma perene para o segmento, como por exemplo a destinação de uma porcentagem do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
Moção apoia proposta de correção da tabela do Imposto de Renda
Fórum de Cultura discute reserva de espaços públicos em reunião
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários
Requerimento solicita mapeamento de produtores da agricultura familiar
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Fórum de Tecnologia discute proteção da criança no ambiente digital
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereadora leva propostas da comunidade negra a secretário da Cultura
Vereador reúne-se com o secretário municipal de Cultura
Vereadora critica respostas sobre a política de arborização
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Cortes no orçamento pela administração são alvos de questionamento