EM PIRACICABA (SP) 07 DE FEVEREIRO DE 2025

Requerimento questiona melhorias no saneamento e abastecimento de água

Propositura de Silvia Morales, aprovada nesta quinta (6), pergunta sobre estratégias voltadas a melhorias no abastecimento de água e tratamento de lodo em estação




Toque na imagem para aumentar

Vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401





Em requerimento aprovado na noite desta quinta-feira (6), na 2ª Reunião Ordinária de 2025, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, pergunta ao Executivo o que vem sendo feito na cidade com vistas à melhorias no saneamento e abastecimento de água. 

A parlamentar, no requerimento 27/2025, pontua “que vários bairros de Piracicaba têm passado pela interrupção permanente do abastecimento de água potável”, e destaca o advento, no início do ano, do decreto municipal 20.287/2025, “que declarou situação de emergência em Piracicaba com a finalidade de evitar o colapso no sistema público de abastecimento de água”, e do decreto municipal 20.286/2025, que instituiu temporariamente o Gabinete de Crise de Piracicaba, “com o objetivo de planejar, estruturar, coordenar ações de prevenção, de mitigação, de preparação, de reconstrução e de recuperação decorrentes de situações emergenciais que possam afetar a prestação de serviços públicos à população ou comprometer a consecução do interesse público Emergencial".

Ainda no requerimento, Silvia Morales frisa, no ano passado, "a exigência do órgão competente à Prefeitura Municipal para que a mesma elaborasse um Plano de Ação Emergencial para resolver a curto prazo o problema do tratamento e da destinação adequada do lodo gerado na Estação de Tratamento de Água – ETA Luiz de Queiroz”.

Assim, a parlamentar pergunta ao Executivo se o Plano de Ação Emergencial para o lodo já foi elaborado e indaga qual ação específica será imediatamente adotada imediatamente para sanar o desabastecimento mencionado.

Silvia também quer saber qual o prazo previsto para conclusão da elaboração da versão preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico, bem como quais estratégias serão adotadas pelo Executivo a fim garantir a participação popular em sua construção.

A vereadora pergunta quais são as principais ações estruturantes no Sistema de Abastecimento Público de Água para garantir o abastecimento da população a médio e a longo prazos, e se estão previstos aumento de capacidade da captação de água, novas adutoras, ampliação das ETAs existentes ou construção de nova ETA.

A parlamentar também questiona se haverá aumento da capacidade ou construção de novos reservatórios, identificação de vazamentos e troca das respectivas tubulações para redução do alto índice de perdas de água na rede de distribuição.

Por fim, ela também indaga se todos os reservatórios de água, “inclusive o Reservatório Marechal Deodoro que passou por reformas recentes”, estão em operação.

O líder de governo na Câmara, vereador Josef Borges (PP) informou que o Semae concluiu os trâmites do decante da estação Luiz de Queiroz e a capacidade de tratamento da água subiu de 350 litros por segundo no final de dezembro para 750 no dia 20 de janeiro. Ampliou de 2 para 8 caminhões para a retirada do lodo gerado na ETA, já foram 566 viagens mais de 7 mil metros cúbicos de lodo retirado.

Josef ainda acrescentou que estão em andamento as obras da adutora Capim Fino/Industrial, com capacidade para 400 litros de água por segundo com término previsto para o final do primeiro semestre e início do segundo, beneficiando os bairros da Balbo, Vila Sônia e proximidades. Além disso, está prevista a Estação de Tratamento de Lodo para destinação correta dos resíduos, hoje levam os resíduos (lodo) para ETA São Jorge e Ponte do Caixão.

Legislativo Josef Borges Silvia Maria Morales

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas