
Presidente da Câmara debate projetos a empreendedores e comércio ambulante
Rai de Almeida (PT) reforçou a luta pela igualdade de gênero na sociedade mundial, como bandeira do Dia Internacional da Mulher
Na Tribuna, vereadora Rai de Almeida (PT) aborda o Dia Internacional da Mulher
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Às vésperas do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a vereadora Rai de Almeida (PT), que é também procuradora especial da Mulher na Câmara Municipal de Piracicaba, abordou o tema na Tribuna, durante a 9ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (6). Ela convidou a todos para a solenidade de abertura do Mês da Mulher na Casa, que ocorre nesta sexta-feira (7).
A parlamentar fez um resgate histórico da criação da data, que surgiu a partir do movimento operário, em 1908, nos Estados Unidos, quando milhares de mulheres saíram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho. De acordo com a vereadora, o 8 de março só foi formalizado em 1917, a partir da luta de trabalhadoras russas, em meio a uma greve, quando exigiram pão e paz.
“8 de março é um marco histórico para a luta das mulheres pela igualdade de gênero, que ainda está muito distante de ser conquistada na sociedade mundial”, afirmou. Rai de Almeida ainda apresentou dados de relatório do Fórum Econômico Mundial, de 2023, ao apontar que ainda levarão cerca de 131 anos para a conquista da igualdade de gênero de fato. “Essa disparidade de gênero está na diferença salarial, na representatividade de gênero nas empresas e na política”, colocou. Segundo a parlamentar, o Brasil ainda está em 57º lugar no ranking da desigualdade de gênero.
“Em 2025, estaremos nas ruas, nas praças, reafirmando as nossas bandeiras de luta contra a fome, a miséria, violência, destruição da natureza”, garantiu. A vereadora também salientou a importância de programas como a disponibilização de uma carreta para atendimento médico das mulheres durante o mês de março, como acontece na Estação da Paulista, mas destacou que as mulheres não devem ser pensadas apenas do ponto de vista da saúde, mas também da desigualdade de gênero e da pobreza a que muitas ainda estão submetidas.
Confira, no vídeo, o discurso completo da vereadora.
Presidente da Câmara debate projetos a empreendedores e comércio ambulante
Presidente da Câmara discute políticas públicas voltadas ao autismo
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Audiência pública discute regularização fundiária e edificações irregulares
Artistas serão homenageados no Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia
Acervo histórico digital da Câmara disponibiliza ofícios datados de 1839 a 1855
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Câmara aprova moção de apoio a auditores e analistas da Receita Federal
Requerimento quer informações sobre estabelecimento voltado ao segmento pet
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro
Vereador cobra informações sobre indicações não atendidas no bairro Maracanã
Câmara aprova moção que homenageia clínica por 5 anos de fundação
Moção apoia luta por reposição salarial dos servidores municipais
Vias do residencial Canaã recebem o nome de diácono evangélico