O vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), na manhã desta terça-feira (29) esteve na região de Santa Teresinha, especialmente nas dependências do ginásio municipal "Waldemar Giusti", rua 31 de Março, para atender o pedido da população, no reforço de iluminação e melhoramentos em campo de futebol que faz parte do complexo esportivo.
Na oportunidade, o parlamentar também atendeu ao chamado do pastor Danilo Salgado, da Igreja Batista do Park (IBAPARK), bairro Parque Monte Rey II, na solicitação de melhoramentos e providências ao Executivo, para que possa contemplar as mais de 500 pessoas, entre familiares, voluntários, atletas e a população em geral, envolvidas no projeto Futpaz, criado com objetivo de gerar oportunidade para crianças, primordialmente do bairro Parque Piracicaba, Santa Teresinha e circunvizinhos, a realizar o sonho de ingressar numa escolinha de futebol, ao utilizar as dependências deste complexo esportivo. O projeto já contempla cerca de 80 crianças, na faixa etária dos 8 aos 15 anos.
"Buscamos através da prática esportiva o desenvolvimento social, motor, moral, ético, mental e espiritual da criança e adolescente. Entendemos que o futebol tem um poder que vai além das quatro linhas", enfatizou Danilo Salgado ao detalhar o projeto, que hoje conta com uma equipe multiprofissional, em serviços de odontologia, fisioterapia, psicanálise e outras áreas sociais, onde todos atuam voluntariamente.
Psicanalista e, também com formação em educação física, Danilo Salgado discorreu sobre o papel social da Igreja, bem como dos processos conclusivos para edificar o trabalho da Ong, que mantém o projeto Futpaz, onde as crianças e os adolescentes já estão em plena atividade há mais de 1,5 ano. Eles se reúnem aos sábados, das 8 às 12 horas, em práticas esportivas, tendo como foco o futebol, onde cada pai ou responsável pela criança acompanha todo o desenrolar do programa.
REIVINDICAÇÕES
O vereador Paraná se inteirou do funcionamento do projeto Futpaz, além de percorrer as dependências do complexo e, registrar as principais reivindicações, a exemplo de reparos nas estruturas dos vestiários, colocação de lâmpadas, chuveiros, torneiras em pias, bebedouros, consertos em portões, além de outros reparos de equipamentos danificados.
Durante a visita, o vereador Paraná fez questão de ligar para o titular da Selam (secretaria municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Hermes Ferreira Balbino, que prontamente se dispôs a visitar o complexo esportivo para se inteirar do apoio que o Executivo poderá desprender frente a este projeto social. O parlamentar também reiterou a disposição de elaborar indicação para reforçar os pedidos junto ao Executivo.
ILUMINAÇÃO
Como foco principal das reivindicações pelo funcionamento do projeto Futpaz, o pastor Danilo Salgado destacou a busca pelo sonho, em poder contar com um sistema de iluminação noturna, com diversos holofotes no campo de futebol, na condição de aproveitamento do espaço, primeiramente ampliando os trabalhos que já acontecem na parte da tarde, às quartas e sextas-feiras, que funcionariam até às 22 horas.
Danilo Salgado também relacionou a colocação de arquibancadas e cobertura em campo "Society", que poderiam melhor acolher a todos. Ele também comentou sobre a utilização da quadra coberta, do ginásio Waldemar Giusti, que já é usada, especialmente em dias de chuva. O trabalho do administrador do complexo esportivo, Jaime foi referendado pelo pastor, que ainda comentou sobre parceria com escolinhas, a exemplo da "Barcelona", em Piracicaba, onde os jovens poderiam ser testados a galgar posições frente ao profissionalismo no futebol.