
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo disponibilizou duas novas séries no sistema Atom, que incluem a posse de Nélio Ferraz de Arruda e o funeral de Luciano Guidotti
Fotografias foram identificadas com o auxílio do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino, e passaram por processo de preservação
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A partir desta terça-feira (27), o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba disponibiliza, no sistema Atom, 207 novas fotografias divididas em duas séries. Uma delas inclui 25 fotos da posse de Nélio Ferraz de Arruda como chefe do Poder Executivo, ocorrida no Plenário da Câmara em 7 de julho de 1968; a outra abrange 182 fotografias do funeral do ex-prefeito Luciano Guidotti, ocorrido no mesmo dia.
Nélio Ferraz de Arruda era vice-prefeito de Piracicaba e assumiu o cargo às pressas depois do falecimento do então prefeito Luciano Guidotti. Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, destaca que, na série que inclui as fotografias da posse, está presente um dos raros registros da vereadora Maria Benedita Penezzi, a Ditinha Penezzi, ocupando uma cadeira do plenário ao lado de Jorge Antonio Angeli.
A segunda série disponibilizada traz os registros fotográficos do funeral de Luciano Guidotti, que aconteceu entre a noite do dia 7 de julho e o dia 8 de julho de 1968, e se divide em três subséries. A primeira subsérie é denominada “Velório” e inclui 55 fotos; as fotografias registram as homenagens realizadas no antigo prédio da Prefeitura de Piracicaba, onde hoje é o estacionamento da Câmara. Depois do velório, o caixão foi levado até a Catedral de Santo Antônio, na Praça José Bonifácio, em cortejo composto por munícipes e autoridades locais. Os registros fotográficos do trajeto entre a antiga sede da Prefeitura e a Catedral estão incluídos nesta subsérie.
Já a segunda subsérie, chamada de “Missa de Corpo Presente”, contém 70 fotos. A missa foi celebrada na Catedral da praça central pelo monsenhor Francisco Mütschele e pelo bispo Aniger Francisco Melillo e contou com a participação de familiares, além de diversos populares que foram prestar suas homenagens ao ex-prefeito.
A terceira subsérie do funeral de Guidotti é a denominada “Cortejo e Sepultamento”, com 57 fotos. Os materiais registram o cortejo fúnebre realizado entre a Catedral de Santo Antônio e o Cemitério da Saudade, onde ele foi sepultado.
Os registros passaram por um processo de identificação realizado pelos servidores e estagiários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, com o auxílio de Antonio Messias Galdino, ex-vereador e ex-presidente da Câmara. As fotografias foram submetidas, ainda, a um processo de preservação, no qual foram separadas e acondicionadas em material específico para garantir sua conservação.
ATOM – O Acess to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, 1.132 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964