EM PIRACICABA (SP) 27 DE SETEMBRO DE 2022

Acervo histórico digital da Câmara recebe mais de 200 novas fotos

Setor de Gestão de Documentação e Arquivo disponibilizou duas novas séries no sistema Atom, que incluem a posse de Nélio Ferraz de Arruda e o funeral de Luciano Guidotti




Toque na imagem para aumentar

Fotografias foram identificadas com o auxílio do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino, e passaram por processo de preservação

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A partir desta terça-feira (27), o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba disponibiliza, no sistema Atom, 207 novas fotografias divididas em duas séries. Uma delas inclui 25 fotos da posse de Nélio Ferraz de Arruda como chefe do Poder Executivo, ocorrida no Plenário da Câmara em 7 de julho de 1968; a outra abrange 182 fotografias do funeral do ex-prefeito Luciano Guidotti, ocorrido no mesmo dia.

Nélio Ferraz de Arruda era vice-prefeito de Piracicaba e assumiu o cargo às pressas depois do falecimento do então prefeito Luciano Guidotti. Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, destaca que, na série que inclui as fotografias da posse, está presente um dos raros registros da vereadora Maria Benedita Penezzi, a Ditinha Penezzi, ocupando uma cadeira do plenário ao lado de Jorge Antonio Angeli.

A segunda série disponibilizada traz os registros fotográficos do funeral de Luciano Guidotti, que aconteceu entre a noite do dia 7 de julho e o dia 8 de julho de 1968, e se divide em três subséries. A primeira subsérie é denominada “Velório” e inclui 55 fotos; as fotografias registram as homenagens realizadas no antigo prédio da Prefeitura de Piracicaba, onde hoje é o estacionamento da Câmara. Depois do velório, o caixão foi levado até a Catedral de Santo Antônio, na Praça José Bonifácio, em cortejo composto por munícipes e autoridades locais. Os registros fotográficos do trajeto entre a antiga sede da Prefeitura e a Catedral estão incluídos nesta subsérie.

Já a segunda subsérie, chamada de “Missa de Corpo Presente”, contém 70 fotos. A missa foi celebrada na Catedral da praça central pelo monsenhor Francisco Mütschele e pelo bispo Aniger Francisco Melillo e contou com a participação de familiares, além de diversos populares que foram prestar suas homenagens ao ex-prefeito.

A terceira subsérie do funeral de Guidotti é a denominada “Cortejo e Sepultamento”, com 57 fotos. Os materiais registram o cortejo fúnebre realizado entre a Catedral de Santo Antônio e o Cemitério da Saudade, onde ele foi sepultado.

Os registros passaram por um processo de identificação realizado pelos servidores e estagiários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, com o auxílio de Antonio Messias Galdino, ex-vereador e ex-presidente da Câmara. As fotografias foram submetidas, ainda, a um processo de preservação, no qual foram separadas e acondicionadas em material específico para garantir sua conservação.

ATOM – O Acess to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, 1.132 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas