EM PIRACICABA (SP) 10 DE JANEIRO DE 2023

Acervo histórico digital da Câmara recebe novos conjuntos documentais

Livro com Autógrafos de Leis de 1910 a 1916 e fotografias de Sessão Solene realizada em 1968 foram disponibilizados ao público, nesta terça (10), na plataforma Atom




Toque na imagem para aumentar

Giovana Fenili Calabria mostra o livro "Autógrafos de Leis 1910 -1916", digitalizado e disponibilizado na plataforma Atom

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba lançou, nesta terça-feira (10), dois novos conjuntos de documentos na plataforma Atom, sistema de descrição arquivística que reúne, de forma digital, parte do acervo histórico do Legislativo piracicabano. Todo o material disponibilizado na plataforma é de livre acesso ao público em geral.

O primeiro novo conjunto disponibilizado na plataforma é uma subsérie documental intitulada “Autógrafos de Leis (1910-1916)”, que traz, ao todo, 52 itens referentes a leis aprovadas pelo Legislativo piracicabano na segunda década do século passado. Já o segundo conjunto é uma série documental composta por 32 fotografias que registram uma solenidade de entrega de títulos realizada em 23 de dezembro de 1968, no Teatro São José.

Giovanna Fenili Calabri, arquivista e Chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo lembra que o processo de digitalização e disponibilização do acervo da Câmara na plataforma Atom, iniciado em junho de 2022, é um trabalho constante e que envolve toda a equipe por ela chefiada:

“Esse é um trabalho que estamos fazendo com a documentação histórica da Câmara. Nós buscamos seguir a ordem cronológica dos eventos registrados no acervo ou, quando nos deparamos com algum material interessante, nós também o transcrevemos, digitalizamos e o disponibilizamos no Atom, como é o caso do livro com os autógrafos das leis”, destaca Giovanna.

“Autógrafos de Leis (1910-1916)” – O novo livro disponibilizado na plataforma Atom conta um total de 52 itens documentais que trazem não apenas uma cópia dos autógrafos, ou seja, a aprovação efetiva e final das leis em questão, mas também correspondências, relatórios e pareceres que compreendem o período de 1910 a 1916.

“É interessante que, neste livro, em alguns projetos, nós encontramos não apenas a transcrição do autógrafo, mas também o parecer que foi a ele dado, assim como mapas, a motivação da lei e também pedidos e solicitações da população. É um livro de registros. É o mesmo texto da lei, mas ele não é assinado, são transcrições dos autógrafos. Alguns documentos, no entanto, são originais”, lembra Giovanna.

A maior parte da digitalização e resumo do conteúdo do livro de autógrafos foi feita pelo estagiário de história do setor, Brenno Rogrigo Monteiro, que explica como é realizado o processo de disponibilização do conteúdo na plataforma: “primeiro, nós identificamos todo o material, lemos tudo, entendemos o que está acontecendo ali e, na sequência, fazemos um resumo. Se achamos algum assunto mais interessante, essa parte é também transcrita”.

Entre os itens curiosos do livro está a cópia do autógrafo que autoriza a Prefeitura Municipal a abrir um caminho entre os bairros Costa Pinto e Tanquinho. Junto a ele há também a solicitação original dos moradores, um abaixo-assinado endereçado aos vereadores, um mapa feito à mão com legenda explicativa do caminho pleiteado e também o rascunho da nomeação e um parecer da comissão especial designada para vistoriar a abertura da via.

O livro ainda traz um autógrafo de uma Resolução de Lei de 1910 que estabelece a cobrança de um imposto de cem mil réis para todo espetáculo ou divertimento público em que houvesse “jogo de poules”, ou seja, a venda de talões de apostas.

Há também uma resolução que autoriza a prefeitura a construir o Matadouro Municipal, atual sede da extinta Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), às margens do ribeirão Guamirim, conforme o projeto do engenheiro Octávio Mendes.

Solenidade de entrega de títulos em 1968 – O público que acessar a plataforma Atom da Câmara Municipal de Piracicaba também poderá conferir as 32 novas fotos adicionadas ao acervo digital, que retratam uma solenidade destinada à entrega de diversos títulos honoríficos, realizada em 23 de dezembro de 1968 no Teatro São José.

“Nós temos a data desta solenidade, sabemos quem foram os homenageados, mas temos pouquíssimas informações sobre o evento em si. Esse é um dos grandes problemas do nosso acervo fotográfico. Por diversas vezes temos dificuldades em identificar as pessoas, lugares e eventos, pois já se passaram muitos anos. É também difícil sabermos o que motivou determinada solenidade, sabermos exatamente sobre um evento apenas pelas fotos. Neste caso em específico, nós temos a ata do evento e conseguimos identificar quem foram os homenageados e alguns dos títulos entregues”, aponta Giovanna Calabria.

Segundo a arquivista, o trabalho de identificação das pessoas que aparecem em diversas fotos do acervo da Câmara, inclusive nas imagens agora disponibilizadas, contou em grande parte com o auxílio de Antônio Messias Galdino, ex-vereador e ex-presidente do Legislativo piracicabano: "o Galdino nos ajuda muito. No entanto, nem todas as pessoas foram identificadas. Nós, inclusive, pedimos para quem conseguir identificar alguém ou tiver alguma correção a fazer, que entre em contato conosco”, pede.

Entre os homenageados identificados estão: Padre Jorge Simão Miguel (Cidadão Piracicabano - decreto nº06/1968); José Salvador Julianelli (Cidadão Piracicabano - decreto nº12/1968); Ermor Zambello (Piracicabanus Praeclarus - decreto nº15/1968); Krunislave Antônio Nóbilo (Cidadão Piracicabano - decreto nº08/1968), Cônego Luiz Gonzaga Juliani (Cidadão Piracicabano - decreto nº16/1968) e Felisberto Pinto Monteiro (Cidadão Piracicabano - decreto nº17/1968)

Atom – O Acess to Memory (Atom) é um sistema de descrição arquivísitica, de código aberto, criado pelo Conselho Internacional de Arquivos. É por meio dele que a Câmara Municipal de Piracicaba disponibiliza ao público, de maneira fácil e acessível, parte do seu acervo histórico. Com a inclusão dos dois novos conjuntos de documentos, a plataforma passa a contar, agora, com 2.276 itens.  

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212

Notícias relacionadas