Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Agendamento virtual de castração de animais é instituído
De acordo com a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), serviço representa um avanço na causa animal em Piracicaba
Prefeitura apresenta site para agendamento de castração de animais
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O cadastro para castração de animais em Piracicaba agora pode ser realizado pelo site da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente). O serviço visa facilitar o agendamento e contribuir para a sistematização de dados estatísticos. A vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) visitoua a secretaria na quinta-feira (2) para acompanhar a apresentação do site com a nova ferramenta.
A equipe de TI (Tecnologia da Informação) da prefeitura, junto aos funcionários da CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), apresentou o novo sistema e demonstrou o processo de agendamento ao secretário de Saúde, Filemon Silvano, e ao secretário de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia. De acordo com a vereadora Alessandra Bellucci, a criação deste mecanismo significa um avanço na causa animal em Piracicaba.
“Os munícipes vão ter muito mais ferramentas agora para conseguir castrar seus animais, eles não têm que se deslocar até um posto de saúde [para agendar a castração], ou ficar tentando inúmeras vezes no telefone”, disse. A vereadora também comentou que existe um projeto para criação do Cartão Pet Piracicaba, para que todo animal tenha um número de registro. “Juntando essas duas ferramentas a gente vai conseguir mapear o número de animais, quem é castrado, quem não é, quem vai ter acesso ao atendimento gratuito”, pontuou.
Além de facilitar o agendamento, o site contribui para reunião de informações estatísticas com a produção de gráficos e relatórios. A intenção é mapear questões como a quantidade de animais que não foram castrados para ter informações sobre demandas de vagas, entre outros. “Temos o propósito de informatizar todos os serviços de atendimento à população da prefeitura. Esse é um dos que já estão sendo implementados”, disse Salvaia.
O site tem o objetivo de diminuir a incidência de faltas, pois a proposta é abrir vagas semanalmente. De acordo com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o serviço contribui na promoção de igualdade no atendimento à população, além da “facilidade das pessoas que não conseguem se deslocar de casa até uma unidade para realizar o agendamento”.
Notícias relacionadas
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em segunda discussão
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em primeira discussão
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Projeto prevê equipamento de lazer em área institucional inutilizada
Câmara aprova 16 requerimentos de votos de congratulações
Vereadora comemora parceria com hospital veterinário da Unimep
Câmara aprova adicional de periculosidade para motociclistas do Semae
Serviços de pavimentação terão que apresentar laudo técnico
Moção apela a Congresso para pautar PL que equipara aborto a homicídio
'Causa animal é importante como todas as outras', diz vereadora
Câmara aprova instalação de detectores de metais nas escolas