Projeto de lei corrige denominação de sistema de lazer no Água Branca
Câmara aprova criação do Fórum em Defesa do Rio Corumbataí
Projeto de decreto legislativo foi aprovado, quinta-feira (16), durante a 67ª reunião ordinária do Legislativo
José Aparecido Longatto é o autor do Fórum em Defesa do Rio Corumbataí
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, na 67ª reunião ordinária, quinta-feira (16), o projeto de decreto legislativo 22/2017, que, conforme o autor, vereador José Aparecido Longatto (PSDB), “legitima um trabalho de mais de 20 anos” e cria o Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí.
Integram o Fórum as cidades de Analândia, Corumbataí, Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna, Itirapina, Charqueada e Piracicaba. Cada uma delas terá dois representantes (um do Legislativo e outro da Prefeitura), sendo que José Aparecido Longatto terá assento permanente em nome do município, ele também será o coordenador do colegiado.
Em sua ausência, outro vereador deverá designado por Ato da Presidência. Já a Prefeitura definirá o representante, indicado pelo chefe do Executivo. A participação como membro não será remunerada, sendo considerada de relevante interesse público.
A finalidade é defender e promover a recuperação e preservação dos recursos hídricos, com propósitos comuns e interesses convergentes, sedimentados em conceitos motivadores e geradores de programas de mobilização comunitária, conscientização ambiental, cooperação política e técnico-científica, com a aplicação de práticas que visam o desenvolvimento sustentável.
As cidades da bacia do Corumbataí podem se comprometer a atuar, de maneira integrada e com suporte recíproco, com o interesse de otimizar as práticas ambientais, interagindo com vários outros setores da sociedade civil, visando assegurar e agregar valores para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, histórico e científico.
O Fórum do Rio Corumbataí buscará observar, informar, participar e aplicar a legislação federal, estadual e municipais, que versam sobre o meio ambiente.
Compete ao coordenador, junto aos representantes de cada município, organizar reuniões integrando os Legislativos e Executivos das cidades da bacia do Corumbataí, buscando parcerias com entidades governamentais, não-governamentais, ONG’s, sociedade civil, consórcios, comunidade científica e quaisquer outros interessados que tenham objetivos em comum ou possam contribuir com os trabalhos desenvolvidos.
O Fórum também tem a atribuição de promover ou participar de palestras, simpósios ou qualquer outra atividade que envolva questões relacionadas aos recursos hídricos e a recuperação, promoção e preservação do meio ambiente, assim como elaborar e executar dossiês, audiências públicas e promover ações comemorativas, concursos de desenho e redação, protocolos de intenções, folhetos, cartazes, livros, cartilhas, oficinas, vídeos documentários educativos e ou técnicos, jornais, informativos, com divulgação nos veículos de comunicação e eletrônicos, entre outros.
O Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí ainda poderá organizar a Semana do Meio Ambiente, a ser realizada, anualmente, em junho, e com o colegiado também fica instituído o Dia da Bacia do Rio Corumbataí a ser comemorado no mês de setembro, em data a ser definida anualmente pelos membros do Fórum.
Notícias relacionadas
Projeto corrige nomenclaturas de praças no Morumbi e na Vila Monteiro
Projeto de lei oficializa denominação de via no distrito de Ártemis
Projeto denomina vias do loteamento Residencial Parque Continental
Via pública do bairro Mario Dedini receberá denominação
Projeto revoga denominação de área do bairro Água Branca
Audiência discute, na 4ª, PLCs relacionados ao Plano Diretor
Audiência pública no dia 9 discute PLCs relacionados ao Plano Diretor
Câmara aprova realização de audiência sobre revisão da Lei Orgânica
Câmara vota requerimento que destaca apoio ao grupo "Tutor com Amor"
Câmara aprova realização de audiência sobre LOA, PPA e LDO
Incremento nas atividades da Ilumina é aprovado em segunda discussão
Na 31ª reunião ordinária, Câmara aprova 11 proposituras
Câmara analisa 11 proposituras na 31ª reunião ordinária de 2020
Câmara aprova PL que amplia convênio da Ilumina para outros cânceres