
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Câmara disponibilizou em seu acervo histórico digital fotos da visita a Piracicaba, realizada provavelmente em 1966, do Secretário dos Negócios da Economia e Planejamento
Fotografias podem ser acessadas no sistema Atom
Crédito: Samuca MiazakiAs fotos da visita do então Secretário do Estado dos Negócios da Economia e Planejamento, Raphael de Souza Noschese, provavelmente ocorrida em 1966, foram disponibilizadas ao público no site da Câmara Municipal de Piracicaba.
O material foi separado, identificado e digitalizado pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa em uma série composta por 21 fotografias que podem ser acessados pelo link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/visita-secretario-noschese.
Pelas imagens é possível constatar a passagem do secretário e de diversas autoridades por diferentes locais em Piracicaba, como a Câmara Municipal, o Salão de Belas Artes, as instalações da empresa D’Abronzo Sociedade Anônima, responsável pela fabricação da aguardente “Caninha Tatuzinho”, e também a visita a uma indústria, possivelmente a Mausa S/A.
Dentre as autoridades e civis identificados nas fotografias estão o deputado Domingos José Aldrovandi, o presidente da Câmara Francisco Antônio Coelho, o professor Archimedes Dutra, o ministro da agricultura, Hugo de Almeida Leme, o pintor Alberto Thomazi, o subtenente Elias Domingos da Silva, o vice-prefeito Nélio Ferraz de Arruda e o prefeito Luciano Guidotti.
De acordo com a arquivista Dayane Cristina Soldan, a série reflete uma das maiores dificuldades no trabalho com iconografias: a identificação. Como não há nenhuma marcação ou inscrição nas imagens, o processo de descrição contou apenas com a memória e com o conhecimento de um dos grandes colaborados do arquivo da Câmara, o ex-vereador Antônio Messias Galdino, que analisou as fotografias juntamente com a equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. “Esse é um dos motivos de não se ter uma datação exata para o evento ocorrido, ou mais informações sobre o mesmo”, afirmou.
A arquivista relatou que a qualidade das imagens foi mantida mediante conservação, com a utilização do plástico polietileno, que ajuda a preservar o material a longo prazo. “Com a temperatura e umidade adequada, essas fotos se mantêm por muito mais tempo, devido a esse processo técnico de conservação e preservação”, explicou a arquivista.
Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis.
Com as novas inclusões, o acervo online histórico da Câmara Municipal de Piracicaba passa a contar com mais de 2.500 itens documentais, digitalizados, identificados e descritos, para acesso da população.
O sistema Atom pode ser acessado através do link https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/.
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964