
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Reunião extraordinária ocorreu em 23 de julho de 1840, aponta levantamento do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Com novas inclusões, acervo histórico conta com mais de 2.600 itens
Crédito: Samuca MiazakiO Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba disponibilizou no Sistema Atom o livro de atas número 6, com registros das sessões camararias da então Vila da Constituição, entre os anos de 1840 e 1843. No contexto nacional, o período compreende o fim do Período Regencial e o início do Segundo Reinado, com ascensão de dom Pedro 2º ao trono. A série documental está disponível nesse link ou pode ser acessada pelo site oficial camarapiracicaba.sp.gov.br.
O período do Segundo Reinado começou com o chamado Golpe da Maioridade, que assegurou a antecipação da maioridade de dom Pedro 2º para que pudesse ocupar o trono aos 14 anos. A medida constitucional ocorreu em 23 de julho de 1840. Até então, na década anterior, vigorava o Período Regencial, sendo que a figura de regentes no governo tinha como finalidade esperar os 18 anos de Pedro para a sua coroação.
A ascensão do imperador motivou na Vila Nova da Constituição –– hoje cidade de Piracicaba–– a realização de uma reunião extraordinária, em 16 de agosto de 1840, para que fosse feito o anúncio da mudança. Na ata em questão, o presidente da Câmara lembrou que tal notícia deveria ser aplaudida.
As mesmas atas abordam questões administrativas, políticas e econômicas, tanto de Piracicaba quando da região como um todo. É o caso da reunião de 7 de abril de 1842, em que os vereadores leram uma portaria enviada pelo Presidente da Província, elevando à vila a freguesia de Limeira.
No mesmo livro estão as atas de início dos debates sobre a construção de uma forca, para a execução de penas na Vila da Constituição, tema já abordado em reportagem da série Achados do Arquivo.
O livro de atas número 6 possui 141 itens documentais (incluindo a capa e a abertura do livro de atas). A identificação, descrição, transcrição e elaboração do índice foi feito pelo estagiário de história Gabriel Tenôrio Venâncio, sob supervisão da arquivista Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. Com as novas inclusões, o acervo histórico da Câmara Municipal de Piracicaba passa a constar com mais de 2.600 itens documentais, disponíveis de maneira on-line para toda a população interessada.
ATOM – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis.
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964