
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Série traz a digitalização de fotos de diferentes locais de Piracicaba registradas durante as atividades legislativas
Fotógrafos Davi Negri e Fabrice Desmonts
Crédito: Samuca MiazakiA nova série documental da Câmara Municipal de Piracicaba, "Fiscalização e Assessoramento", traz, em sua plataforma de acervo histórico, fotos que passaram pelo processo de digitalização, realizado por meio de negativos obtidos por uma scanner. O acervo da Casa possui um incontável número de registros fotográficos em formato negativo que se encontram inacessíveis. Os registros foram captados pelos fotógrafos Davi Negri e Fabrice Desmonts, que auxiliaram na identificação das imagens.
A série "Fiscalização e Assessoramento" conta, através de imagens, as atividades desempenhadas pelos vereadores, que têm como funções fiscalizar a administração e e sugerir medidas de interesse público ao Executivo através das chamadas indicações. As atividades requer visitas a diferentes pontos da cidade, o que gera, um acervo fotográfico que mostra o município em diferentes momentos de sua história. Dividida em cinco subséries, "Fiscalização e Assessoramento", conta em seu lançamento na plataforma Atom, a história de cinco pontos da cidade.
Em 1993, o Parque da Rua do Porto, criado na década de 80 pelo ex-prefeito João Hermann Neto, o projeto fazia parte do Programa de Embelezamento de Piracicaba (PEP). Os registros captados pelo olhar do fotógrafo Davi Negri, mostra a visita do ex-vereador, Roberto Turchi de Morais. O local está localizado ao lado da Rua do Porto e proximidades da Prefeitura Municipal.
Em 15 de março de 1993, a cadeia e centro de detenção provisória, localizado na rua São José, 260, recebeu a visita do ex-vereador e presidente da Câmara, Nelson Corder, e demais autoridades. Atualmente, o local funciona como Centro de Ressocialização Feminina, denominado Carlos Sidnes de Souza Cantarelli. Em maio do mesmo ano, Nelson Corder visitou o terreno onde futuramente seria construído o Centro de Detenção "Nelson Furlan", localizado na rodovia que liga os municípios de Piracicaba e Limeira. Nelson Furlan, doador do terreno, aparece nos registros fotográficos, junto ao ex-delegado seccional Sérgio Dias Bastos.
O distrito de Ártemis, em 1994, recebeu a visita do ex-vereador Egidio Mauro Filho, em um momento de uma possível vistoria no local. Egidio era ligado às questões envolvendo o rio Piracicaba à Ártemis e foi representante da Associação dos Moradores. Em um registro de doze fotos, podem ser observados os detalhes da av. Fioravantre Cenedese, cercada por eucaliptos à época e a Ponte de Ferro “Joaquim Nunes”, patrimônio histórico da cidade, inaugurada em 1915, tombada em 1991 pelo Codepac.
Em 1995, Egídio visita o Matadouro Municipal, um marco do pioneirismo piracicabano, com projeto de Octávio Teixeira Mendes. Sua construção foi finalizada em 1913 e desativado em 1975. O local foi utilizado como entreposto de abastecimento de gêneros alimentícios até o ano de 1985, servindo posteriormente como deposito e teve seu estado de conservação cada vez mais precário. Nas imagens, podem ser vistas o edifício do Matadouro em estado de abandono e degradação. Tal situação só mudou em 2003, com a recuperação do prédio por iniciativa do hoje extinta Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).
Atom ( Access to memory) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Para conhecer o Acervo Histórico da Câmara Municipal de Piracicaba, basta clicar no link
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964