EM PIRACICABA (SP) 31 DE MAIO DE 2022

Câmara recebe alunos do curso de preservação de acervos museológicos

Funcionárias da Câmara e representantes de museus participaram de curso oferecido pelo Museu Prudente de Moraes; o último encontro ocorreu nesta terça-feira (31)




Toque na imagem para aumentar

Os participantes do curso de preservação preventiva de documentações e acervos museológicos, promovido pelo Museu Prudente de Moraes, visitaram o acervo da Câmara nesta terça-feira (31)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Na manhã desta terça-feira (31), foi realizado na Câmara Municipal de Piracicaba o último encontro do curso de preservação preventiva de documentações e acervos museológicos, promovido de forma gratuita pelo Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, de Piracicaba. Na ocasião, guiados pela chefe do setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, Giovanna Fenili Calabria, os participantes puderam visitar o arquivo do Legislativo - composto por livros, documentos, fotografias, objetos tridimensionais, entre outros.

CURSO - Realizado de março a maio deste ano, o curso foi dividido em três módulos e ministrado pela conservadora e restauradora de bens culturais Ana Torrejais, funcionária do Museu Prudente de Moraes. Os encontros aconteciam no museu às terças-feiras e contavam com uma turma durante a manhã e outra à tarde. O primeiro módulo tratou da gestão de riscos e higienização de acervos; o segundo abordou a classificação e catalogação de acervos; já o terceiro aprofundou os procedimentos de conservação de acervos museológicos em si. 

A restauradora conta que o curso foi destinado ao público em geral, mas principalmente a estudantes e profissionais da área da museologia, que lidam com questões relacionadas a esse assunto no cotidiano. Por isso, as aulas buscaram abranger um conteúdo teórico - contando com estudos de caso, por exemplo -, bem como procuraram oferecer experiências práticas para os participantes. 

DEPOIMENTOS - Para Sueli Rodrigues, aposentada, e Maria Angélica Marconi, pedagoga, o curso foi muito rico em informações e “revelador”. “Eu nem imaginava como os acervos eram bem cuidados, como se fazia a conservação”, comentou a aposentada. As duas nunca haviam visitado a Câmara e ficaram encantadas com os detalhes do acervo. 

Além delas, funcionários do Museu Prudente de Moraes também participaram do curso, assim como representantes de outras instituições: do Museu Luiz de Queiroz do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (SVCEx/Esalq/USP); do Museu Gustavo Teixeira, de São Pedro; e do próprio setor de Documentação e Arquivo da Câmara de Piracicaba. 

Charles Albert Medeiros, colaborador de atividades do Museu da Esalq, apontou a importância da troca de experiências entre funcionários de diferentes instituições, proporcionando a criação de diálogos e “redes de parcerias” entre elas, além da oportunidade de formação e aprimoramento. “Um exemplo prático muito legal foi que, durante esse curso, nós revisamos alguns sistemas de catalogação e reorganizamos esse processo no museu”, relatou. No último dia 17, a programação do curso contou com uma visita técnica no local. 

Giovanna Fenili Calabria, funcionária da Câmara, corroborou o ponto do colega de curso: “Já mudamos alguns processos de preservação graças ao curso. Adquirimos e passamos a usar aparelhos específicos indicados nas aulas, como medidores de temperatura e umidade”. Segundo ela, a participação foi motivada pela necessidade de aprofundamento na identificação e conservação de outros itens, como fotografias, objetos tridimensionais e quadros - que saem da alçada da documentação em papel, bem dominada pelas arquivistas do setor. 

A ministrante do curso, Ana Torrejais, destacou o “efeito quase imediato” que os encontros tiveram nos profissionais e, por consequência, nas instituições onde trabalham. “Não foram conteúdos que ficaram estacionários”, pontuou. Ela também demonstrou sua admiração com os itens que puderam conhecer durante a visita ao prédio da Câmara. “É interessante ver que existem tantas coisas aqui. Não fazia ideia de que havia um acervo tão grande de artes plásticas e objetos, para além do acervo documental e bibliográfico, de que já suspeitávamos. Por isso, também é importante frisar a necessidade de acompanhamento contínuo a nível de preservação”, concluiu.

ATOM - A chefe do setor de Documentação e Arquivo aproveitou para divulgar que o lançamento da plataforma ATOM, que reunirá o Acervo Histórico da Câmara Municipal, está previsto para a próxima semana. O sistema disponibilizará os arquivos originais digitalizados, um resumo sobre o tema, a transcrição completa e palavras-chave. Conforme ela relata, mais de 2.000 documentos já foram identificados e transcritos pelos funcionários e devem ser gradualmente inseridos na plataforma. 

Câmara Interno

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas