EM PIRACICABA (SP) 29 DE AGOSTO DE 2022

Caricatura de Ed Motta leva o Prêmio Câmara no Salão de Humor

Cartunista brasileiro Emerson José Pereira, o Bocão, levou o Prêmio Câmara; Prêmio principal ficou com Rafael Plaisant (Plaï), com uma tira sobre o futuro do Brasil




Toque na imagem para aumentar

“Caso Sério (Ed Motta. Um barzinho, um violão)”, do cartunista brasileiro Emerson José Pereira, o Bocão, foi a obra vencedora do Prêmio Aquisição Câmara de Vereadores, na 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba




O cartunista brasileiro Emerson José Pereira, o Bocão, foi o vencedor do Prêmio Aquisição Câmara Municipal, na 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com uma caricatura do cantor Ed Motta. A premiação ocorreu no último sábado (27), em cerimônia realizada no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, depois de dois anos de eventos realizados em formato on-line. O prêmio principal do Salão deste ano ficou com o brasileiro Rafael Plaisant (Plaï), que desenvolveu uma tira sobre o futuro do Brasil. 

Foram premiados ainda os artistas Angel Boligan (México), na categoria cartum; Ronaldo Cunha Dias (Brasil), em charge; Emerson Carvalho de Souza, o Camaleão (Brasil), em caricatura; Gean Lucas (Brasil), com o Prêmio Saúde Unimed e Stefaan Provijn (Bélgica), com o Prêmio Temático E-commerce. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais antigos do mundo e, neste ano, somou R$ 55 mil em prêmios.

O Prêmio Aquisição Câmara Municipal foi instituído pela Lei Municipal 5.427/2004 e prevê a seleção de uma obra da modalidade caricatura. Desde então, os trabalhos premiados passam a pertencer ao acervo da Casa. A lei teve o objetivo de reconhecer e valorizar os artistas gráficos e suas obras, além de enriquecer o acervo artístico do Poder Legislativo.

Ed Motta - A obra vencedora do Prêmio Câmara, “Caso Sério (Ed Motta. Um barzinho, um violão)”, é de autoria do cartunista Bocão, artista brasileiro radicado nos Estados Unidos. Ele participou pela primeira vez do Salão de Piracicaba e disse ter ficado surpreso por já levar a premiação. Na cerimônia, ele recebeu a homenagem das mãos do vereador Paulo Camolesi (PDT).

A mostra reúne 315 obras, elaboradas por 176 artistas, com a representação de 30 países. Ao todo, foram mais de 1,9 mil trabalhos inscritos. A seleção dos trabalhos foi feita por um grupo de sete profissionais ligados à área artística e cultural. Já a escolha dos prêmios ficou a cargo de outros seis representantes do segmento.

“Depois de dois anos de exposição virtual, havia muita expectativa sobre o retorno do Salão presencial”, contou o diretor do Salão, Junior Kadeshi. Ele lembrou que os temas abordados nos trabalhos envolveram política, saúde, pandemia, guerra, entre outros que permearam o noticiário nos últimos meses, tratados com a leveza e a ironia garantidas pelo humor e pela arte.

Exposição - A exposição com as obras selecionadas pode ser visitada até 30 de outubro, no Armazém 14 do Engenho, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Também será possível conferir as obras em formato on-line, através de uma exposição virtual pelo site do Salão. Todos os trabalhos foram fotografadas em 3D. O evento é realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e pelo Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Cultura Paulo Camolesi

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas