Wagnão defende transparência no atendimento público de saúde
Cassio Luiz “Fala Pira” traz experiência de projeto assistencial
Vereador eleito pelo PL, com 3.814 votos, tendo sido o mais votado, fundou ação voluntária de apoio a pessoas carentes.
Cassio Luiz Barbosa, o Cassio Luiz Fala Pira, foi o vereador mais votado, com 3814 votos
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Em transmissões ao vivo nos perfis em redes sociais, Cássio Luiz Barbosa – ou, como é mais conhecido, Cassio Luiz “Fala Pira” – costuma fazer uma prestação de contas do trabalho fundado em 2016 e que, desde então, criou uma rede de voluntários em apoio a pessoas carentes. É desta experiência que o vereador eleito, o mais votado na eleição de 2020, com 3814 votos, pretende nortear sua atuação na Câmara a partir de 2021.
“No início do Projeto Fala Pira, fui agregando amigos, pessoas que tinham o mesmo objetivo que o meu: ajudar aqueles que necessitam, tanto com alimentos quanto com melhorias para a cidade, principalmente na área da saúde”, explica o futuro parlamentar. O resultado são inúmeras ações de ajuda a pessoas em situação social vulnerável, como moradores de rua, doentes acamados e apoio a pequenos empreendedores.
“É um trabalho árduo, não tem dia e nem hora, mas é muito gratificante. Com todo esse envolvimento com a população tanto nas ruas como nas redes sociais, formamos uma equipe que trabalha com muita seriedade, honestidade, respeito e, principalmente, com sentimento ao ser humano”, ressalta Cássio Luiz.
Ele aponta, ainda, que a proximidade com a população também é o que norteará a sua forma de atuação no Legislativo. “Tenho muitas ideias, mas a principal é a política participativa, onde ouvirei a população, com suas reivindicações, seus desejos, suas ideias e suas reclamações”, disse, ao garantir que o “gabinete estará sempre de portas abertas para acolhê-los com o devido respeito que merecem”.
Natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Cassio Luiz possui o ensino médio completo e tem 42 anos (nasceu em 26 de setembro de 1978. A vinda ao Município foi motivada pelo amor – “uma mulher que me cativou e me motivou a fazer o trajeto BH-Piracicaba” e vice-versa, por um bom tempo”, salienta. Hoje, a então namorada tornou-se esposa e, com isso, a busca por permanecer na Noiva da Colina.
“Com o passar dos anos, ambos almejávamos um relacionamento mais sólido, foi então que decidi, definitivamente, morar nessa cidade. Uma cidade que me acolheu de braços abertos e me cativou pela beleza e, como dizem os piracicabanos, ‘quem bebe dessa água não a abandona jamais’”, disse.
O começo, na cidade, foi com um restaurante na Rua do Porto e, posteriormente, na cidade vizinha de Saltinho. Em entrevista à Rádio Educadora, o vereador eleito relatou que, por diversas em relação às limitações a música ao vivo no estabelecimento do ponto turístico, acabou fechando o comércio. Apesar disso, diz que uma herança mantém deste período: “Minha especialidade na cozinha é fazer o tradicional feijão tropeiro de Minas Gerais”, tradicional prato do Estado.
A política sempre esteve no sangue de Cássio Luiz. Desde pequeno convivia no ambiente político por conta da atuação de sua mãe – “era uma mulher muito ativa nesse meio, a qual muito me ensinou e, de certa forma, me incentivou a isso”, relata. Em Belo Horizonte, foi coordenador de campanha para um vereador que, posteriormente, se tornou deputado estadual e atualmente é vice-prefeito da capital mineira.
“Ele também foi minha inspiração. Além de um belo aprendizado, porque eu trabalho como assessor dele durante 10 anos”, diz.
Em Piracicaba, passou a atuar na política no ano em que fundou o Fala Pira, quando atuou como coordenador da campanha de um vereador. “Eu percebi ali que tinha um compromisso com a população, então passei a me dedicar de corpo e alma neste trabalho voluntário”, afirma.
Como tem reafirmado em transmissões nas redes sociais, Cássio Luiz “Fala Pira” quer se manter próximo da base eleitoral que possibilitou a eleição à Câmara. “O povo escolhe seu governo, então nada mais justo que ele participe, opine e até mesmo exija de seus governantes um trabalho sério, honesto e do qual possa dizer com orgulho ‘sou piracicabano’”, conclui.
Notícias relacionadas
Thiago Ribeiro inicia mandato com conjunto de propostas para 5 áreas
Piracicabano de nascimento, Zezinho Pereira relata trajetória política
'Nunca me distanciei das lutas sociais', diz Rai, que retorna à Câmara
Luciano anuncia titulares da Selam, Ipplap, Procuradoria e Governo
Guia do Parlamento Aberto fomenta cultura da transparência no País
Paulo Henrique é reeleito para seu quinto mandato
Paulo Camolesi defende foco de ação e coerência em novo mandato
Kawai atribui reeleição à participação social e economia de recursos
Vereador Paraná reafirma continuidade de lutas sociais no 2º mandato
Morador de Ártemis, Josef Borges defende engajamento das comunidades
Gustavo Pompeo relata histórico de vida e conquista parlamentar
Gilmar Rotta: 'trabalho para que Piracicaba se torne melhor'
Fabrício Polezi quer ser referência da direita conservadora na cidade
Ary Pedroso Jr. é reeleito para o sétimo mandato