
Projeto da LDO 2026 será tema de audiência pública no dia 17 de junho, na Câmara
Executivo vetou projetos sobre transição para reintegrações de posse e flexibilização da regularização fundiária; CLJR identificou fragilidades nas razões de veto
CLJR vai organizar visita técnica conjunta a área que será destina a projeto de moradia popular
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Na primeira reunião sob a nova composição da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), nesta quinta-feira (9), foram contrárias as análises aos vetos do Poder Executivo a dois projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal de Piracicaba no fim do ano passado. Os pareceres contrários serão emitidos na próxima reunião da comissão, na terça-feira (14), e depois seguirão para votação em plenário. A comissão, agora, é composta pelos vereadores Acácio Godoy (PP), presidente, Thiago Ribeiro (PSC), relator, e Paulo Camolesi (PDT), membro.
O Poder Executivo vetou o projeto de lei nº 226/2022, de autoria de vários vereadores, que estabelece um regime de transição para as reintegrações de posse no município. Foi vetado ainda o projeto de lei complementar nº 13/2022, também de autoria de um grupo de parlamentares, que flexibiliza os critérios para a apresentação de documentos com a finalidade de regularização fundiária.
O presidente da comissão salientou que os pareceres contrários vão se basear na fundamentação das razões de veto apresentadas pelo Executivo e não no mérito das matérias. “Esta é uma comissão fundamental para os trabalhos do plenário, porque faz a análise técnica e jurídica. Não paramos no mérito das questões, porque cada vereador poderá expor sua posição política no plenário. Não podemos fazer retrabalho e temos prazos para cumprir”, afirmou Acácio Godoy. “A gente se ateve apenas aos vetos e às suas considerações. Não retrocedemos no tempo para rediscutir o projeto porque são discussões que já foram prestigiadas”.
A avaliação da comissão é que as fundamentações apresentadas nas razões de veto são muito genéricas do ponto de vista legal e por isso receberão os pareceres contrários. Em plenário, os vereadores deverão apreciar o veto do Executivo, após apresentação do posicionamento da CLJR.
Visita técnica – Outra definição adotada na reunião da CLJR foi a realização de uma visita técnica conjunta antes da emissão do parecer em relação ao projeto de lei 251/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a alienar um terreno de 43 mil metros quadrados, localizado no bairro Novo Horizonte, para ser destinado a um programa de habitação popular do Governo do Estado, mediante a realização de licitação.
A comissão vai convidar representantes das comissões de Finanças e Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas e de Meio Ambiente, além de representantes do Poder Executivo, para uma visita técnica à área que é objeto da matéria. “O vereador e as comissões não podem se ater em alguns temas apenas ao papel e ao que está escrito. Algumas questões requerem uma visita técnica. O que está no papel pode traduzir realidades que já se alteraram. Para evitar isso, vamos fazer uma visita a essa área”, explicou o presidente da CLJR.
Acácio Godoy disse que as demais comissões serão convidadas a emitir um parecer conjunto em relação à matéria para garantir a celeridade do processo, que tramita em regime de urgência. A visita técnica deverá se realizar na próxima semana.
Projeto da LDO 2026 será tema de audiência pública no dia 17 de junho, na Câmara
Área verde no Bela Vista ganha nova denominação
Audiência pública para discutir sobre vagas para vans escolares é rejeitada
Câmara aprova 17 proposituras na 28ª Reunião Ordinária
Deputado federal visita a Câmara e reforça parcerias em prol da cidade
CLJR analisa projetos sobre perda gestacional e programa de arte para crianças
Moradores do Pau Queimado cobram “raspa de asfalto” em via do bairro
Moção apela por adequação de serviços de agendamento do Poupatempo
Escola Municipal 'Professor Luís Cláudio Alves' recebe voto de congratulações
Servidores e assessores participam de treinamento para demandas do PCA
Prefeitura quer simplificar processos para destravar regularização de imóveis
Câmara aprova entrega do título Piracicabanus Praeclarus a nutricionista
CLJR analisa projetos voltados aos direitos das crianças, mulheres, idosos e PCD
Vereador acompanha obras de drenagem na Avenida Rio das Pedras
Tragédia anunciada: ponte com risco de desabamento preocupa moradores