EM PIRACICABA (SP) 16 DE NOVEMBRO DE 2022

Descendentes emocionam na abertura de exposições da Cápsula do Sud

Familiares de "personagens" da cápsula do tempo participaram da inauguração das exposições dos objetos encerrados em 1922




Toque na imagem para aumentar

Exposições física, virtual e fotográfica foram inauguradas nesta terça-feira (15), além de documentário sobre a cápsula do tempo da Escola Sud Mennucci, de 1922

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




A participação de descendentes dos protagonistas da emocionante história da cápsula do tempo centenária da Escola Estadual Sud Mennucci marcou a solenidade de abertura dos objetos para o público, na última terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

A inauguração da exposição física de parte do acervo, denominada “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, no museu, e também da exposição virtual de todos os 629 itens retirados da caixa, através da plataforma Atom, da Câmara Municipal de Piracicaba, contou com a participação de autoridades, historiadores e comunidade escolar.

Da solenidade de inauguração das exposições, participaram autoridades como o vice-presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Acácio Godoy, o dirigente regional de Ensino de Piracicaba, Fábio Augusto Negreiros, a diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Érica Fernanda Stocco Frasson, e a diretora da Escola Estadual Sud Mennucci, Márcia Aparecida Vieira.

A emoção da solenidade ficou por conta da presença de Lurdinha de Oliveira Santos, de 93 anos, neta de Honorato Faustino, que era diretor da então Escola Normal de Piracicaba, em 1922, e que foi o idealizador do projeto da cápsula do tempo. Também participaram os bisnetos do educador, Stella e Roberto de Oliveira Cardoso. Os familiares presentearam o museu com um livro de anotações manuscrito, deixado pelo próprio Honorato Faustino, com um resumo de sua vida como educador. "Cumpri meu dever, fui um entusiasta do ensino. Fiz tudo o quanto me foi possível pelo ensino público paulista", diz um trecho do livro, lido pelo neto Roberto. O material ainda conta com um cartão que o diretor recebeu da Escola Normal de Piracicaba, na cerimônia de despedida dele da unidade, em 1928. Já a família de Honorato Faustino foi homenageada com um poema escrito pela professora do Sud, Neusa Mainard.

“Não estamos aqui para celebrar cartas, notas, moedas antigas. Estamos aqui para celebrar pessoas. E pessoas preocupadas com educação, com a memória e a preservação dela”, destacou o vice-presidente da Câmara, vereador Acácio Godoy. Através de um termo de cooperação técnica com o Museu Prudente de Moraes, os técnicos do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara desenvolveram o trabalho de digitalização, transcrição, descrição e catalogação de todo o material para disponibilização no sistema Atom.

A chefe do setor, Giovanna Fenili Calabria, fez uma apresentação da plataforma, na solenidade, e destacou que a divulgação dos objetos da cápsula é fruto de uma parceria entre a Escola Sud Mennuci, Câmara de Piracicaba e o Museu Prudente de Moares. “Usamos um scanner planetário, que consegue dar uma visibilidade muito grande para cada objeto”, explicou. “Foi um trabalho difícil, mas muito gratificante. Pegamos na mão cem anos de história e foi um privilégio trabalhar com isso”. O acesso à plataforma pode ser feito pelo site oficial da Câmara, camarapiracicaba.sp.gov.br ou pelos QR Codes posicionados no Museu Prudente de Moraes.

A solenidade ainda contou com a leitura de trechos de cartas deixadas pela comunidade escolar de 1922 pelo historiador do museu, Maurício Beraldo. O atual secretário municipal de Governo de Piracicaba, Carlos Alberto Lordello Beltrame, na oportunidade também leu a carta deixada por seu avô na cápsula. Além de cartas pessoais, o acervo da cápsula do tempo, ainda possui materiais e trabalhos escolares que abordam temas como Anatomia, Botânica e Zoologia, os estudos dos alunos em Latim, Francês e Português, Matemática, Geometria e Química.

E, há, também elementos que remetem às manifestações artísticas de cem anos atrás. É o caso da partitura “Dora”, uma melodia para violino e piano escrita por Benedito Dutra Teixeira. Na solenidade de inauguração das exposições, a obra foi interpretada pelo violinista Luis Fernando Fischer Dutra, integrante da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e bisneto do autor das partituras, que atualmente é um dos nomes conhecidos no cenário musical de Piracicaba.

Exposição fotográfica e documentário – Cartas, memórias, fotografias, jornais da época, partituras musicais, selos, postais, materiais e trabalhos escolares, entre tantos outros itens foram escolhidos para serem deixados na cápsula do tempo – uma caixa de cobre emparedada durante cem anos no prédio da escola –, que foi aberta no dia 7 de setembro de 2022. O acervo foi transferido para o Museu Prudente de Moraes, que ficará responsável pela conservação. Após um período de preparação do material, finalmente os objetos agora estão disponíveis para o público, até o dia 28 de janeiro de 2023, no Museu Prudente de Moraes e de forma permanente no sistema Atom, da Câmara.

A participação da Câmara Municipal na parceria ainda ocorre através da exposição fotográfica paralela “O Tempo e a História”, inaugurada nesta terça-feira (15), também no museu, com imagens atuais da Escola Sud Mennucci, de autoria do repórter fotográfico Davi Negri, do Departamento de Comunicação Social da Casa, que possui mais de 40 anos de experiência no fotojornalismo em Piracicaba.

Também foi disponibilizado nesta terça-feira (15) o documentário “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, com reportagem de Aline Macário, imagens de Bira Toledo e Gustavo Annunciato e direção de Rodrigo Alves, do Departamento de Comunicação Social da Câmara. O vídeo passou a integrar a programação da TV Câmara e também está disponível nas redes sociais do Poder Legislativo. É possível também assistir ao documentário, através do link acima, nesta página.

A Câmara ainda atuou na produção gráfica das exposições, com a atuação do designer do Departamento de Comunicação Social, Luciano Negreiros.

SERVIÇO - Exposições “Cápsula do Tempo: Mistérios Revelados” e "O Tempo e a História", no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro). Entrada gratuita. Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados, das 10h às 14h, até o dia 28 de janeiro de 2023. 

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas