Wagnão defende transparência no atendimento público de saúde
Eleições 2020: Magistrados são designados em forma de rodízio
Juízes de Direito estaduais se revezam a cada dois anos para responder pela Justiça Eleitoral durante as eleições.
Cartório Eleitoral de Piracicaba abriga as juntas eleitorais 93, 244 e 270
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Mais de 290 mil eleitores vão às urnas em Piracicaba no próximo dia 15, quando acontece a votação do primeiro turno das eleições para os cargos eletivos a vereador e a prefeito. Designado para o cargo de juiz eleitoral para este pleito, na 244ª zona eleitoral, Rodrigo Pares Andreucci explica que a cada dois anos são nomeados magistrados no formato de "rodízio" para ficarem responsáveis pelos trabalhos nas três juntas eleitorais do município: 93ª, 244ª e 270ª. Wander Rossette Pereira Júnior e Mauro Antonini responderão pelas zonas eleitorais 93 e 270, respectivamente.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que as juntas eleitorais são compostas 30 dias antes das eleições por um juiz de Direito, que é o presidente, e por dois ou três servidores concursados da Justiça Eleitoral.
Em princípio, cada zona eleitoral corresponde a uma junta eleitoral, presidida pelo respectivo juiz de Direito do estado nomeado para esse pleito. Algumas vezes, porém, é necessária a constituição de mais de uma junta, na mesma zona eleitoral, para agilizar os trabalhos de apuração. Nesse caso, são convocados outros juízes para presidi-las e, após a apuração, os magistrados retomam as suas funções normais.
Em Piracicaba, assim como no restante do país, as urnas eletrônicas passam pelo crivo de inspeção de magistrados e servidores envolvidos no trabalho das juntas eleitorais. Depois de uma análise prévia, seguem para os 137 locais de votação espalhados pelo município de modo "que proporcione um menor deslocamento possível do eleitor", explica Wander Rossette. "A cada período é feita uma nova reengenharia que estuda o número de escolas, de seções, a distribuição demográfica dentro desse zoneamento para gerar o melhor conforto para o eleitor", pontua o titular da 93ª zona eleitoral.
TRABALHO VOLUNTÁRIO - Mesários, presidentes de seções e fiscais realizam trabalho voluntário no dia das eleições, pois são cadastrados há algum tempo e colaboram nos pleitos eleitorais. Rodrigo Andreucci sinaliza que quando há pedidos de desligamentos por partes desses voluntários, "outras pessoas são indicadas por eles mesmos para as respectivas substituições. Esse procedimento acontece a cada eleição", explica.
Para este ano, a Justiça Eleitoral de Piracicaba convocou 3.920 mesários para atuarem nas três zonas eleitorais, além do apoio de servidores municipais efetivos da Prefeitura de Piracicaba, que colaboram com o apoio logístico no transporte das 872 urnas. O trabalho dos mesários não é remunerado. Eles recebem auxílio-alimentação e têm direito a dois dias de folga para cada dia que passarem nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral ou trabalhando na funções a que forem designados no dia da votação.
FECHAMENTO DE SEÇÕES ELEITORAIS - Uma incerteza preocupa o titular da 244ª zona eleitoral, que, além de Piracicaba, abrange os municípios de Charqueada (SP) e Rio das Pedras (SP): "Este ano nós tivemos uma redução de uma média de 20% a 25% das seções eleitorais exatamente pela falta de mesários", o que, na prática, aumenta o trajeto para deslocamento do eleitor que terá de ir a um ponto de votação mais longe de sua residência para exercer o direito do voto. A solução de última hora, relata o magistrado, foi redistribuir os locais de votação. "Como nós tínhamos seções com menos eleitores, conseguimos fazer uma redistribuição, sempre respeitando um número limite para evitar acúmulo no dia da eleição", finalizou Rodrigo Andreucci.
(Esta reportagem integra o projeto "Parlamento Aberto Nas Urnas", com conteúdo produzido pelos departamentos de Comunicação e TV Legislativa, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Além do texto, confira a reportagem em vídeo e em áudio.)
Notícias relacionadas
Thiago Ribeiro inicia mandato com conjunto de propostas para 5 áreas
Piracicabano de nascimento, Zezinho Pereira relata trajetória política
'Nunca me distanciei das lutas sociais', diz Rai, que retorna à Câmara
Luciano anuncia titulares da Selam, Ipplap, Procuradoria e Governo
Paulo Henrique é reeleito para seu quinto mandato
Paulo Camolesi defende foco de ação e coerência em novo mandato
Kawai atribui reeleição à participação social e economia de recursos
Vereador Paraná reafirma continuidade de lutas sociais no 2º mandato
Morador de Ártemis, Josef Borges defende engajamento das comunidades
Gustavo Pompeo relata histórico de vida e conquista parlamentar
Gilmar Rotta: 'trabalho para que Piracicaba se torne melhor'
Fabrício Polezi quer ser referência da direita conservadora na cidade
Cassio Luiz “Fala Pira” traz experiência de projeto assistencial
Ary Pedroso Jr. é reeleito para o sétimo mandato