EM PIRACICABA (SP) 21 DE NOVEMBRO DE 2019

Fórum de Educação para o Trânsito debaterá uso de celular ao volante

Encontro será na próxima quarta-feira, às 9h, no plenário da Câmara.




Toque na imagem para aumentar

Equipe da TV Câmara ouviu motoristas sobre a prática de usar o celular ao volante

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O próximo encontro do Fórum de Educação para o Trânsito, presidido pelo vereador Isac Souza (PTB), debaterá o uso de aparelhos de telefone celular ao volante. Entidades, o Poder Público e alunos de escolas particulares do município discutirão o tema na quarta-feira (27), às 9h, no plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Nesta quinta-feira (21), a equipe de reportagem da TV Câmara conversou com alguns motoristas, no cruzamento das ruas Prudente de Moraes e Alferes José Caetano, no Centro. Sete responderam que é comum flagrar pessoas utilizando o celular ao volante. Eles foram unânimes ao dizer que a prática é perigosa.

O aposentado Luiz disse que, quando está dirigindo e o celular toca, para o carro e estaciona para atender. "Tem gente que pensa que não vai acontecer nada. Pode não acontecer em duas vezes, na terceira acontece", comentou.

O bancário João Mandro afirmou que a prática é "uma desobediência à lei e um risco muito alto não só para o motorista, mas também para pedestres, passageiros e outros condutores".

Nilze Francisco, assessora sindical, compartilha da opinião. "É um perigo. Uma pequena distração pode causar um grave acidente", afirmou. Ela contou que, certa vez, enquanto dirigia na estrada, um outro veículo, com um motorista usando o celular, cortou a sua frente.

Para o vereador Isac Souza, é preciso "mais conscientização e educação no trânsito para que essa prática seja inibida". "Hoje o celular é um acessório, ninguém sai de casa sem, como antes era o relógio. Isso está incorporado na vida das pessoas, que estão conectadas. O uso do celular tira a atenção, mas a pessoa só percebe quando comete alguma infração ou sofre algum acidente", observou.

Fórum de Educação para o Trânsito Isac Souza

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas